Séries e TV

Artigo

Better Call Saul | Jimmy McGill nasceu para ser Saul Goodman

O importante é sempre a jornada

Omelete
3 min de leitura
16.02.2016, às 09H54.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H34

Por ser um prelúdio, sabemos o caminho que Better Call Saul trilhará. Eventualmente, Jimmy McGill (Bob Odenkirk) dará o último passo que o transformará em Saul Goodman mas, como sempre digo, o importante é a jornada. Independente de Vince Gilligan e Peter Gould terem pré-traçado um plano que determina quanto tempo se passa entre o início da carreira de Jimmy até vermos Saul Goodman - Gene? - trabalhando na Cinnabon, essa história já tem um final determinado - e isso os roteiristas não cansam de nos lembrar.

None

[Cuidado, possíveis spoilers abaixo!]

Assim como a primeira cena de "Uno", o primeiro episódio da série; "Switch", que marca a estreia da segunda temporada, começa também com o lembrete de que as carreiras de Jimmy McGill e Saul Goodman têm um prazo de validade. É como se, de certa forma, eles estivessem lembrando também a emissora de que sua segunda incursão no universo de Breaking Bad também não será desnecessariamente esticada. Mas o capítulo é muito mais do que apenas sua primeira cena.

É em "Switch" que voltamos a ver mais um vislumbre do trapaceiro que há em McGill. "Switch", a propósito, é um excelente título, mostrando desde o início que os acontecimentos do final da temporada anterior mudaram nosso protagonista para sempre. Todos os personagens presentes na vida de Jimmy são extremamente importantes para sua jornada, mas Kim (Rhea Seehorn) parece ser um dos catalisadores. Da mesma forma como ela aponta a direção certa para Jimmy e o incentiva a usar suas habilidades de "sabonete" para o bem, direcionando-o a uma nova e bem sucedida firma de advocacia; ela também é sua cumplice e, de certa maneira, entende o ponto de partida de seu amigo.

Better Call Saul retorna em seu segundo ano com mais calma, apresentando apenas duas tramas que propõe encaminhar: Jimmy com sua crise de meia idade e Mike (Jonathan Banks) com Daniel (Mark Proksch); essa segunda já estabelece que é necessário expertise para tratar de negociações ilegais - o que vimos muito bem ao decorrer de toda Breaking Bad, principalmente com o envolvimento de Mike em ambas as séries. Aliás, ambas as tramas devem se encontrar futuramente, já que Daniel é o cliente perfeito para Saul Goodman.

É impossível prever quantas temporadas Better Call Saul dura, mas uma coisa é certa: quando Saul Goodman entrar definitivamente em cena, não teremos mais muito tempo. E, pelo desenvolver da narrativa, já demos um grande primeiro passo na transformação. Do jeito que McGill é azarado, não duvido que logo algum problema o tire de Davis & Maine para jogá-lo de volta no rumo que determinará seu destino. A presença constante do anel de Marco (Mel Rodrigues) é apenas mais um indicativo que Jimmy não nasceu para trabalhar num escritório de renome. Ele nasceu para ser Saul Goodman.

Better Call Saul é exibida originalmente às segundas-feiras pelo canal AMC nos EUA, chegando ao Brasil no dia seguinte pela Netflix.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.