Numa noite tempestuosa em alto-mar um tripulante de um barco pesqueiro consegue ver um corpo boiando. Após o resgate descobre-se que mesmo com dois tiros nas costas e o “banho forçado”, o cara está vivo. Se tais possibilidades já não fossem remotas o bastante, o comandante da embarcação é um italiano de uns 50 e tantos anos que fala inglês e tem a mão tão firme que consegue operar o nosso amigo mesmo com o barco balançando mais que a câmera de A Bruxa de Blair.
O que aconteceu? Quem atirou nele? Quem é ele? Essas perguntas são feitas tanto pelos espectadores quanto pelo pelo próprio protagonista, que está sofrendo de amnésia. Tudo o que sabemos é que ele fala várias línguas, sabe diversas técnicas de lutas e tem uma conta num banco da Suíça.
A Identidade Bourne
Apesar de ter sido inteiramente filmado na Europa, A Identidade Bourne (The Bourne Identity, 2002) é um filme tipicamente americano. Além de todas estas impossibilidades aí em cima, tem a menina que acaba se envolvendo com o mocinho e tem o bandido. Mas para falar a verdade, nada disso importa muito.
A direção sempre competente de Doug Liman (Swingers, Vamos nessa) ameniza os clichês. Claro que o carisma de Matt Damon (Um Gênio Indomável, O Talentoso Ripley) e de Franka Potente (Profissão de Risco, Corra Lola, Corra) ajudam bastante. O cenário faz o resto. A perseguição pelas ruas de Paris pode ser incluída facilmente numa das melhores do gênero.
É difícil acreditar que Matt Damon pode ser um bom herói de ação? Ei, estamos falando de Hollywood. Nada aqui é impossível! :)
Ano: 2002
País: EUA, República Tcheca
Classificação: 14 anos
Duração: 113 min
Direção: Doug Liman
Roteiro: Robert Ludlum
Elenco: Matt Damon, Franka Potente, Chris Cooper, Clive Owen, Brian Cox, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Julia Stiles, Gabriel Mann, Walton Goggins, Josh Hamilton, Orso Maria Guerrini, Tim Dutton, Denis Braccini, Nicky Naude, David Selburg, Demetri Goritsas, Russell Levy, Anthony Green