Filmes

Crítica

Crítica: A Vida Secreta das Abelhas

Filme tenta servir de ponte à atriz-mirim Dakota Fanning para a atuação adulta

06.08.2009, às 17H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H50

Nada de memorável neste A Vida Secreta das Abelhas (The Secret Life of Bees), filme de 2008 que tenta servir de ponte à atriz-mirim Dakota Fanning para a atuação adulta.

Não que a notável - e um tanto assustadora - pequena atriz nunca tenha atuado como uma adulta dentro e fora das telas. O que seus agentes tentam agora é encontrar o filme ideal que a tirará dos papéis de criança em direção a uma carreira sólida também na adolescência.

A Vida Secreta das Abelhas

None

A Vida Secreta das Abelhas

None

Nada melhor, portanto, que uma típica história de amadurecimento...

Na trama, Fanning vive Lily, uma menina com uma vida difícil. Aos quatro anos, por sua culpa, sua mãe morreu. Dez anos depois ela vive com o pai abusivo (Paul Bettany, ótimo), rancoroso pela morte da esposa, e a empregada negra Rosaleen. O ano é 1964 e a luta pelos direitos civis dos negros está em um de seus mais tensos momentos. Um acontecimento dramático, porém, leva ambas a fugir de casa em direção ao apiário da Nossa Senhora Negra: uma imagem gravada em uma caixinha da mãe de Lili. Lá conhecem August Boatright (Queen Latifah) e suas irmãs, June (Alicia Keyes) e May (Sophie Okonedo), que fazem o melhor mel da Carolina do Sul - e mudam a vida das duas para sempre.

A direção é nada inspirada e apela para a fotografia de tons pastéis e luzes por trás do elenco nas cenas do apiário para fazê-las "brilhar" de maneira meio mágica, como se o local fosse uma espécie de santuário ou coisa do tipo. Saída fácil e pouco criativa, nada diferente de um comercial de margarina.

De qualquer maneira, esse não é o tipo de drama que precisava de grande intervenção do diretor além da boa condução de atores. Pena que nem isso a cineasta Gina Prince-Bythewood, que também escreveu o roteiro baseada no livro homônimo de Sue Monk Kidd, fez bem. Ela subaproveita o elenco decente que tem em mãos tirando a força das cenas de diálogos com montagens e subindo a trilha sonora, o que só reforça os problemas do texto previsível, estereotipado (a mãezona negra, o velho negro "mágico"...) e parecido com tantos outros filmes sobre racismo e crescimento.

Não foi dessa vez que Fanning conseguiu cimentar sua imagem de "mocinha". Melhor sorte ao lado dos vampirinhos de Lua Nova.

Saiba onde o filme está passando

Nota do Crítico
Regular
A Vida Secreta das Abelhas
The Secret Life of Bees
A Vida Secreta das Abelhas
The Secret Life of Bees

Ano: 2008

País: EUA

Classificação: 16 anos

Duração: 110 min

Direção: Gina Prince-Bythewood

Elenco: Dakota Fanning, Queen Latifah, Jennifer Hudson, Sophie Okonedo, Alicia Keys, Sharon Morris, Paul Bettany, Tristan Wilds, Hilarie Burton

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.