Filmes

Crítica

Crítica: Hitch - Conselheiro Amoroso

A vingança das namoradas

17.02.2005, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H17

Depois de salvar o mundo inúmeras vezes, o astro Will Smith resolve agora explorar um dos filões mais antigos do cinema: a comédia romântica. Hitch - conselheiro amoroso (Hitch, 2005) é um projeto de sua própria produtora e a escolha certa para ver seu investimento se transformar em lucro. O filme acabou de entrar em cartaz nos Estados Unidos e no fim de semana de sua estréia faturou mais de 40 milhões de dólares, recorde para o gênero. E tudo leva a crer que continuará sua trajetória de sucesso pelo resto do mundo.

O enredo até que tem alguns diferenciais em relação ao que normalmente se vê por aí. Hitch (Smith) é um profissional de relacionamentos. Ele ajuda homens inseguros a conquistar o amor de sua vida. Sua fama em Nova York atingiu o status de lenda urbana. Mas ele tem princípios: se o seu interesse é puramente sexual, Hitch não o atenderá. Seu mais novo "paciente" é o contador Albert Brennaman (Kevin James), que tem uma paixão secreta pela milionária Allegra Cole (Amber Valletta). Ela é cliente da empresa em que trabalha Albert, um sujeito atrapalhado, gordo e submisso. Enfim, o tipo de pessoa que uma milionária linda jamais notaria.

Hitch - Conselheiro Amoroso

None

Hitch - Conselheiro Amoroso

None

Hitch - Conselheiro Amoroso

None

Hitch começa a instruir Albert sobre como agir para conquistá-la. E é nesses momentos que o filme conquista o espectador. É hilário acompanhar as dicas de Hitch e ao mesmo tempo presenciar as desventuras de Albert. Porém, na cola de Allegra está a colunista de fofocas Sara Melas (Eva Mendes), disposta a tudo por um furo de reportagem. Quando Hitch conhece a jornalista, ele se torna uma vítima do seu próprio trabalho e terá que batalhar muito para conquistá-la, pois para ela, os homens só pensam em sexo e nada mais.

A hora da vingança

Os personagens são estereotipados e todos os clichês desse estilo de filme estão presentes. A única novidade é a narrativa pela ótica masculina, mostrando o galã de forma vulnerável. Até o pôster segue esta linha, criativamente apresentando apenas a figura masculina de Hitch, sem o seu interesse romântico.

O diretor Andy Tennant e o roteirista Kevin Bisch apostaram suas fichas no carisma de Will Smith e se deram bem. O problema é que a cada nova tomada, as cenas tinham de ser reescritas, pois Smith adora improvisar suas falas. Justiça seja feita, ele tem um ótimo timing para comédia e explora ao máximo seu carisma, mascarando o enredo banal. Já Eva Mendes está lá só para enfeitar a película. Se tirassem ela e colocassem qualquer outra atriz não ia fazer a menor diferença. Quem rouba a cena sempre que aparece é Kevin James. O ator, conhecido pela sitcom The King of Queens, soube explorar muito bem seu personagem e seu tipo físico.

A melhor seqüência do filme é o seu início. A narração de Hitch com a edição de imagens simultâneas de três casos em que prestou seus serviços são as mais criativas pelo ponto de vista cinematográfico. Vale destacar também a conclusão da história, que se torna bastante interessante ao fugir da mesmice do casal feliz se beijando. Mas o grande diferencial de Hitch é mesmo ter Will Smith protagonizando uma comédia romântica. E o público feminino é que deve estar feliz. Afinal, foram anos acompanhando seus namorados às produções de ação do astro, como Eu, Robô e Os Bad Boys II. Depois de aturar traficantes, alienígenas e robôs, elas finalmente poderão se divertir com o ator. A vingança tarda, mas não falha.

Nota do Crítico
Bom
Hitch - Conselheiro Amoroso
Hitch
Hitch - Conselheiro Amoroso
Hitch

Ano: 2005

País: EUA

Classificação: 10 anos

Direção: Andy Tennant

Roteiro: Kevin Bisch

Elenco: Will Smith, Eva Mendes, Kevin James, Amber Valletta, Julie Ann Emery, Adam Arkin, Robinne Lee, Nathan Lee Graham, Michael Rapaport, Jeffrey Donovan, Paula Patton, Philip Bosco, Kevin Sussman, Navia Nguyen, Matt Malloy, Maria Thayer, Ato Essandoh

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.