Filmes

Crítica

Crítica: Instinto de Vingança

Mais um filme de transplante que gera loucura

21.10.2010, às 20H08.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H09

Depois de um transplante, um homem começa a ganhar os sentimentos e vontades do seu antigo dono. Quantas vezes você já viu essa história no cinema? Dez? Vinte? Enfim, pode somar mais um à sua lista. Instinto de Vingança (Tell-Tale, 2009) é uma adaptação para os cinemas da obra de Edgar Allan Poe. Na verdade, mais uma adaptação. Só para o conto "The Tell-Tale Heart", o imdb lista 23 citações, entre curtas-metragens e séries de TV.

Não dá, portanto, para esperar algo criativo. E na procura por diferenciais sobram poucos argumentos. O elenco tem como protagonista Josh Lucas. Ele é Terry Bernard, um cara que arruma computadores, viúvo que cuida sozinho da sua filha, que tem uma doença degenerativa incurável. Ah e um problema no coração, que o levou à lista de receptores. Seu único momento feliz da semana é quando leva a filha ao hospital e encontra a médica da menina, a linda e solteira Dra. Elizabeth Clemson (Lena Headey).

Instinto de Vingança

None

Instinto de Vingança

None

Sua sorte começou a mudar quando um casal é assaltado à noite e ambos acabam morrendo, sobrando para ele o coração da vítima. Mas como estamos falando de um thriller, o assassinato dos dois é visto através de flashbacks, com vislumbres parciais do que estava acontecendo. Durante a sua recuperação, Terry também começa a ter essas visões e surgem dúvidas sobre o sucesso da operação e, depois, de sua própria sanidade.

Com o tempo, ele vai descobrindo que seu coração virou um "radar" que apita quando está perto de um dos assassinos e o leva a cometer atos que ele não cometeria. Começa então a investigação e neste ponto entra na história o detetive Van Doren (Brian Cox), que está envolvido no caso por motivos pessoais.

Todo escuro, o filme não traz grandes novidades do ponto de vista estético, narrativo ou de atuação. Mas depois que a história trilha para um caminho óbvio e que acaba se desenrolando há lá no final uma faísca de brilhantismo, uma fagulha incapaz de acender o filme, mas que pelo menos serve de consolo depois de tanto tempo perdido.

Nota do Crítico
Regular
Instinto de Vingança
Tell Tale
Instinto de Vingança
Tell Tale

Ano: 2009

País: EUA, Inglaterra

Classificação: 16 anos

Duração: 93 min

Direção: Michael Cuesta

Elenco: Josh Lucas, Lena Headey, Brian Cox, Beatrice Miller, Dallas Roberts, Ulrich Thomsen, Pablo Schreiber, Jamie Harrold, Tom Riis Farrell, Michael Kenneth Williams, Scott Winters, Tom Kemp, Cassandre Fiering, Kara Lund

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.