Revisitar temas consagrados nas telas não é novidade ao diretor parisiense de família argelina Rachid Bouchareb. Ele já havia empregado os filmes de guerra para discutir a relação da França com seus imigrantes em Dias de Glória. Em London River - Destinos Cruzados (London River, 2009), é a vez de usar a temática, recorrente no cinema, dos estranhos que se conhecem e encontram forças um no outro durante momentos de tragédia.
Há produções diversas assim, das mais politizadas às mais românticas na história da Sétima Arte. Mas se em seu filme de 2007 ele se deixou levar pela indignação e embelezou demais o tema, aqui o cineasta apresenta um relato muito mais contido, estóico até, dos eventos que ocorreram em 7 de julho de 2005 em Londres.
London River
London River
London River
Na ocasião, uma série de ataques suicidas sincronizados explodiu ônibus e metrôs durante a hora do rush daquele dia, parando a segunda maior cidade da Europa. 52 pessoas foram vítimas das explosões, causadas por quatro simpatizantes da Al-Qaeda que protestavam a intervenção inglesa na segunda Guerra do Iraque.
London River começa nesse mesmo dia, quando a interiorana, sitiante, Elizabeth Sommers (Brenda Blethyn), recebe as notícias pela televisão. Preocupada, ela telefona para a filha estudante que vive em Londres, que não atende o celular. Dias depois, ainda sem notícias, ela deixa sua casa para investigar. Simultaneamente, o guarda florestal muçulmano Ousmane (Sotigui Kouyaté), parte da França em direção a Londres. Ele havia prometido à esposa, preocupada com os ataques, que encontraria e levaria o filho, com quem também perderam contato, de volta para casa.
A Blethyn e Kouyaté é entregue a responsabilidade de guiar o espectador pelo caos que se seguiu nas semanas seguintes aos ataques. Eles caminham por uma Londres ora assustada, ora caridosa, em busca de seus filhos, descobrindo na jornada que nada sabiam sobre eles. A qualidade da atuação é o ponto alto do filme, especialmente a serenidade calada, que contrasta com seu visual, de Kouyaté, que ganhou o Urso de Prata pela interpretação de Ousmane e morreu em abril deste ano.
Bouchareb usa a história dessas duas pessoas para revisitar a dor da tragédia londrina. O diretor e roteirista evita elegantemente aspectos políticos e sociais, preferindo se concentrar no aspecto mais humano do ocorrido. Ao colocar os protagonistas como um muçulmano e uma protestante ele esbarra sutilmente no aspecto religioso, mas apenas para dar ao filme um certo tom ecumênico. London River é, assim, uma espécie de funeral artístico para as vítimas do ato terrorista.
Saiba onde London River está sendo exibido
Ano: 2009
País: Inglaterra, França
Classificação: 14 anos
Duração: 89 min
Direção: Rachid Bouchareb
Elenco: Brenda Blethyn, Sotigui Kouyaté