Filmes

Crítica

Crítica: Minhas Adoráveis Ex-Namoradas

Comédia romântica adapta clássico de Dickens - mas sem o Natal

11.06.2009, às 12H00.
Atualizada em 04.11.2016, ÀS 03H06

Minhas Adoráveis Ex-Namoradas, o título nacional da comédia romântica Ghosts of Girlfriends Past, não transmite muito bem a ideia do filme. Como é uma releitura do clássico conto A Christmas Carol, de Charles Dickens, acompanhamos não só o passado do protagonista como também analisamos seu presente e antevemos seu futuro. 

O original é vastamente conhecido no cinema - e na TV, na época das reprises de fim de ano - seja na figura do Tio Patinhas ou de Bill Murray, entre tantos outros. Aqui, sai o velho muquirana e insensível Ebenezer Scrooge e entra o fotógrafo de moda conquistador Connor Mead (Matthew McConaughey). Scrooge aprendia a valorizar o espírito natalino depois de receber a visitas de fantasmas do Natal passado, presente e futuro. O que as assombrações querem de Connor é ensinar-lhe o que é o amor. 

minhas adoráveis ex-namoradas

None

minhas adoráveis ex-namoradas

None

minhas adoráveis ex-namoradas

None

Em essência, o filme reconta aquela velha historinha de comédia romântica, do sujeito que abandonou o grande amor de sua vida, virou um canalha e agora, arrependido, tenta recuperar o tempo perdido. A novidade, antes de mais nada, é que a estrutura narrativa do conto se preserva: Connor aprende essas lições porque os fantasmas estão fazendo sua vida passar diante dos seus olhos em forma de flash. 

E Ghosts of Girlfriends Past se beneficia desse formato. Pense que, normalmente, as comédias românticas trabalham com focos de drama - o momento em que os amados rompem, o momento em que ela quase casa com outro etc - e precisam encher linguiça entre esses picos emotivos. Aqui, como a narrativa é mais compacta (afinal, estamos sobrevoando os principais acontecimentos da vida amorosa do protagonista), não há muito o que enrolar.  

Para os homens: por conta dessa ligeireza, portanto, saiba que é um filme menos torturante que os demais do gênero. Para as mulheres: a aglutinação desavergonhada de picos emotivos induz mais facilmente às lágrimas. Lembre-se do clássico de Dickens, com aquelas pessoas pobres de Londres passando fome e frio no Natal... Dar as mãos aos fantasmas de seu passado e de seu futuro é uma premissa que naturalmente pende ao sentimentalismo (ainda mais com Jennifer Garner fazendo sua típica cara de choro). 

Como Ghosts of Girlfriends Past tem na direção o competente Mark Waters (Meninas Malvadas, As Crônicas de Spiderwick), o equilíbrio entre humor e drama é bem balanceado. Há boas tiradas com os coadjuvantes (os diálogos à la Gordon Gekko de Michael Douglas são impagáveis) e o roteiro de Scott Moore e John Lucas faz graça até com Dickens (na hora em que Connor pergunta ao ao garoto, todo feliz, se já é Natal). 

Waters se sai tão bem que até esquecemos do ator principal - que não é nenhum Bill Murray. Caramba, perto de McConaughey, até o Tio Patinhas era mais expressivo.

Assista a clipes
Saiba onde o filme está passando

Nota do Crítico
Bom
Os Fantasmas de Scrooge
A Christmas Carol
Os Fantasmas de Scrooge
A Christmas Carol

Ano: 2009

País: EUA

Classificação: 10 anos

Duração: 96 min

Direção: Robert Zemeckis

Elenco: Gary Oldman, Jim Carrey, Steve Valentine, Daryl Sabara, Sage Ryan, Amber Gainey Meade, Ryan Ochoa, Bobbi Page, Ron Bottitta, Sammi Hanratty, Julian Holloway, Colin Firth, Cary Elwes, Robin Wright, Bob Hoskins, Lesley Manville, Molly C. Quinn

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.