Filmes

Crítica

Crítica: Vestida para Casar

Katherine Heigl salva a comédia romântica da mesmice total

14.02.2008, às 17H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H33

A direção de Anne Fletcher (Ela Dança, Eu Danço) em Vestida Para Casar (27 Dresses, 2008) é precisa feito um cronômetro. Segue direitinho o mapa do tesouro deixado pela roteirista Aline McKenna: Cada reviravolta, cada acontecimento, acontece na horinha certa - numa planta baixa aperfeiçoada ao longo de décadas de um gênero que parece incansável.

E esse suposto "trunfo" é justamente o que tira qualquer interesse da produção. Fletcher e McKenna (que já fez muito melhor no esperto O Diabo veste Prada) conhecem seu público e dão a ele exatamente o esperado, nada mais. Tem a "cena tipo desfile de moda", a "cena das matracas na aula de Ioga", a "cena da aguardada vingança", a "cena da bebedeira que termina em sexo", a indispensável "melhor amiga facinha"... Mas olha só a falha: faltou a cena do "alento através do sorvete". Ah, nenhuma comédia romântica é completa sem esse clássico.

vestida para casar

None

A mesmice só não é completa pela presença da esforçada Katherine Heigl, que surge como uma aposta do mercado para ocupar o vácuo deixado por Julia Roberts. Egressa do sucesso na televisão e do "filme de menino" Ligeiramente Grávidos, a atriz busca aqui alguma inércia na carreira ao viver Jane (Katherine Heigl), veterana madrinha de casamentos. Ela é a dona dos tais 27 vestidos do título original, que nunca achou o homem certo para estrelar um casório todo seu. O pior é que Tess (Malin Akerman), sua irmã, está se casando com o sujeito da vida de Jane, George (Edward Burns), e pra ela só sobrou um jornalista bonitão e adorável (James Marsden), mas intrometido, que vê a instituição do matrimônio com um cinismo gigantesco.

Vale destacar também o papel de Marsden. Depois de viver o cara-que-perde-a-garota em todos os filmes que fez, ele finalmente interpreta alguém diferente aqui (bom pra ele... estava virando piada já). A tal da química entre os dois funciona direitinho, como tudo o que é suficientemente planejado.

Enfim, existe algum clichê maior que chamar uma comédia romântica de clichê? Provavelmente não. Mas isso não aconteceria se os produtores não insistissem em reciclar a mesma fórmula de novo e de novo e de novo... o que também não aconteceria se o público-alvo simplesmente deixasse de assistir ao mesmo filme eternamente. E, inferno, quem sabe um dia eu também não fique livre de escrever o mesmo texto medíocre de sempre sobre a comédia romântica da semana.

Assista a clipes

Nota do Crítico
Regular
Vestida para Casar
27 Dresses
Vestida para Casar
27 Dresses

Ano: 2007

País: EUA

Classificação: 10 anos

Duração: 111 min

Direção: Anne Fletcher

Elenco: Katherine Heigl, James Marsden, Malin Akerman, Judy Greer, Edward Burns, Brian Kerwin, Michael Ziegfeld, Melora Hardin, David Castro, Peyton List, Jennifer Lim, Danielle Skraastad, Yetta Gottesman, Erin Fogel, Bern Cohen, Maulik Pancholy, Krysten Ritter

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.