|
||
Pooh e seus amigos foram criados no final dos anos 20 pelo britânico A.A. Milne (1882-1956), que teve a idéia para a criação das personagens enquanto olhava para os brinquedos de seu filho. O urso e sua turminha já foram alvo de dezenas de produções para a televisão, longas metragens para o cinema e milhares de produtos licenciados, que movimentam um mercado anual de centenas de milhões de dólares
Há três anos, a Disney teve a idéia de explorar melhor os coadjuvantes da série, começando com Tigrão - O filme (The Tigger movie, de Jun Falkenstein, 2000). Agora, chegou a vez de Leitão, outro amigo do urso, ganhar as telas em Leitão - O filme (Piglets Big Movie, de Francis Glebas, 2003).
Na animação, o baixinho cor-de-rosa começa a se sentir inferiorizado quando Pooh, Tigrão, o Coelho e o burrinho Ió planejam uma arriscada aventura para roubar todo o mel de uma enorme colméia da floresta. Como é pequenino, Leitão é deixado de lado pelos amigos. Porém, os quatro se atrapalham e seriam atacados pelo enxame, não fosse a intervenção do diminuto suíno. Mesmo sendo um herói, Leitão continua posto de lado pela turma e afasta-se cabisbaixo pela floresta.
Quando finalmente percebem que o amigo não está entre eles, a turma decide procurá-lo. Como guia dos locais onde ele poderia estar, utilizam um diário do porquinho, que os leva a se recordarem de todos os momentos em que Leitão foi importante em suas vidas e descobrem que não é preciso ser grande para realizar grandes feitos.
Leitão - O filme é muito cativante para os pequenos, como toda a coleção de vídeos da franquia nas locadoras. Porém, não consigo deixar de perceber alguns detalhes inquietantes nas aventuras de Pooh e sua turma.
O longa cristalizou algumas impressões que eu tinha das fitas de vídeo. Pooh é uma espécia de Winona Ryder. Um cleptomaníaco bonitinho. Em diversas ocasiões, rouba mel descaradamente e nunca acha que isso terá conseqüências. O Coelho é preconceituoso, xenofóbico e anti-social. Tigrão é insuportavelmente hiperativo e destrutivo. Já o burrinho Ió é assumidamente depressivo. O próprio Leitão é cheio de fobias e tem péssima auto-estima. Enfim, uma turma tão disfuncional que mais parece uma terapia de grupo. Exagero? Saiba que em determinado momento de Leitão - O filme, os amigos decidem afastar a forasteira recém-chegada Can (a canguru) da floresta em que vivem SEQÜESTRANDO Guru, o filhote dela.
Não é motivo para achar que há algo de errado?
Imagens © Walt Disney Pictures