Depois de finalizar as filmagens de The Invention of Hugo Cabret e de seu projeto seguinte, o drama Silence, Martin Scorsese deve finalmente realizar The Irishman, o retorno de sua parceria com Robert De Niro. Em entrevista à MTV, o ator falou sobre o filme, adaptação ao cinema do livro I Heard You Paint Houses, de Charles Brandt.
O projeto já vem sendo noticiado desde 2008. O livro conta a história real de Frank "O Irlandês" Sheeran, ex-líder sindical acusado de envolvimento com o crime organizado, além de diversos assasinatos, como o do líder sindical Jimmy Hoffa. Anteriormente, Scorsese disse que a ideia é narrar a história "do ponto de vista de caras mais velhos olhando pro passado, nada de correria". Pois agora De Niro reforça esse ponto, e compara o projeto com o viés autobiográfico de 8 1/2 de Fellini.
scorsese de niro
"Queremos fazer um filme em duas partes, ou dois filmes. É uma ideia que veio de Eric Roth, combinar I Heard You Paint Houses com outro tipo de filme, algo que lembraria 8 1/2 ou A Doce Vida, meio autobiográfico, com as coisas que eu e Marty vivemos. Steve Zaillian escreveu um primeiro roteiro. A outra parte Eric deve fazer, e daí a nossa ideia é juntar as duas coisas", explicou De Niro.
Em declarações anteriores para a MTV, De Niro chegou a dizer que o desejo de Scorsese era incorporar a idéia de "um filme dentro do filme", o que parece mais alinhado com a premissa de 8 1/2, clássico de Fellini sobre um cineasta com bloqueio criativo que tem visitas e visões das mulheres que marcaram sua vida. Vamos esperar para ver o que sai daí.