Avatar retorna aos cinemas dos EUA nesta sexta-feira, e James Cameron falou ao NY Post sobre as cenas estendidas e sobre Avatar 2.
Os oito minutos a mais de filme - que volta às telas no Brasil em 15 de outubro - mostrarão mais da cena de amor entre Jake e Neytiri sob a Árvore das Almas. "Mas não é nada que teria mudado a censura do filme antes. Pra ser honesto, não tinha muito o que mostrar. Estamos basicamente colocando todos os frames que produzimos, o que deve aumentar a cena em 20 segundos", disse o diretor.
Avatar
Entre as outras cenas inéditas, estão mais momentos da Dra. Grace com sua escola (mais uma cena de ação de dois minutos que mostra uma caçada com os alunos), novas cenas da morte de Tsu'tey (o rival de Jake na tribo Na'vi) e uma que o diretor chama de "Rufares da Guerra", pois mostra mais do momento em que os humanos decidem exterminar os Na'vi. "Enquanto eu escrevia o filme, senti que os Na'vi tinham que contra-atacar e cometer uma 'atrocidade' que desse aos humanos uma justificativa para destrui-los e tomar seu planeta. A cena adicional é bem curta, mas se encaixa nesse propósito."
Para completar, o diretor diz que a versão estendida em DVD, que sai no final do ano, será ainda mais longa, com outros sete minutos adicionais. Assim, Avatar terá 257 minutos em sua versão mais extensa.
Sobre a continuação, Cameron diz que não sairá antes de 2014 e que ele está no estágio das "pilhas de anotações". "No momento, acho que o ideal é fazer as partes dois e três juntas. Elas sairiam com um ou dois anos de diferença, mas filmaríamos tudo de uma vez. Então estou escrevendo um arco que se desenrola em dois filmes, mas no final de Avatar 2 você não vai ficar com a sensação de que a história ficou sem conclusão."