Enquanto o novo trailer de Avatar não chega à web, a produção do filme se vê mais uma vez diante de uma acusação de plágio. E desta vez não é nada anedótico, como aquele Delgo.
Espalham-se rapidamente, a partir do site io9, as similaridades da história de James Cameron com a novela Call Me Joe, que o ícone da ficção científica Poul Anderson escreveu em 1957. Assim como Avatar, Call Me Joe acompanha um paraplégico, no caso Ed Anglesey, que se conecta por telepatia com um corpo criado artificialmente, com o qual Ed consegue explorar a selvagem superfície de Júpiter.
call me joe
Se a premissa já é parecida o bastante, a capa da novela, com um ser azul e imponente, deve criar mais polêmica - veja ao lado.
Cameron já teve que ceder créditos a um escritor antes, quando Harlan Ellison o processou alegando que O Exterminador do Futuro plagiava dois episódios da série de TV A Quinta Dimensão. As ideias de Cameron tomavam rumo distinto daquelas apresentadas por Ellison, mas ele teve que fazer um acordo no tribunal, e o nome de Ellison passou a constar nos créditos do filme.
Por enquanto o caso Call Me Joe não passou ainda de debate entre internautas.
Avatar estreia em 18 de dezembro. Clique aqui para sinopse completa, nossos comentários sobre o Avatar Day e as opiniões do diretor sobre o futuro do cinema.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários