O título O Casamento do Meu Ex, adotado no Brasil, pode dar a entender que estamos falando aqui de uma comédia romântica. No entanto, The Romantics (2010) traz sua boa dose de drama, como a maioria dos relacionamentos da vida real.
the romantics
the romantics
the romantics
Na trama, um grupo de amigos de faculdade se reúne em uma bucólica casa de praia para celebrar o casamento de Lila (Anna Paquin) e Tom (Josh Duhamel), mas é a melhor amiga da noiva (e ex-namorada do noivo) que é o foco da história.
Katie Holmes interpreta Laura Rosen, que mais parece uma continuação de sua personagem na série de TV Dawson's Creek. Se Joey Potter sonhava em ser escritora, Laura já é uma autora publicada e trabalha como editora. A profissão é apenas o primeiro indício de semelhança entre as duas personagens. Há ainda aquela certa rigidez, o aparente puritanismo, as citações de grandes autores estadunidenses... A diferença é que aqui temos uma carga emocional muito maior e, enquanto a comparação é inevitável, esta afinidade eleva a qualidade da atuação de Holmes e preenche a história passada entre Laura e Tom, que é desvendada ao longo do filme.
Apesar de sua atuação raza, Duhamel funciona como uma metade do "casal-autoengano" formado por Tom e Lila. Os dois estão juntos por todos os motivos errados em uma relação calcada pela complementação de medos e interesses. No entanto, na hora de evidenciar a dualidade de seus sentimentos, como vértice fundamental do triângulo amoroso que move a história, percebemos seu limitado repertório dramático.
Neste sentido, O Casamento do Meu Ex demonstra que um elenco cheio de caras conhecidas - há ainda Elijah Wood, Adam Brody, Malin Akerman, Candice Bergen, Jeremy Strong e Dianna Agron -, não é sinônimo de bom cinema. Do grupo, apenas Malin Akerman merece elogios, como a divertida atriz em início de carreira Tripler.
Parece faltar à diretora Galt Niederhoffer, que também escreveu o roteiro, uma adaptação de seu próprio livro, uma identidade estilística de cineasta. Fica nítido nos diálogos seu talento para a escrita, mas ao filmar, ela se limita copia aquilo que já foi estabelecido por outros diretores. Um exemplo disso são os enquadramentos simétricos do início do filme, à la Wes Anderson.
O bom gosto na escolha da locação, produção de objetos e figurinos conseguem ser mérito e defeito simultaneamente. Apesar destas escolhas serem agradáveis ao olhar, é inegável que elas estão alinhadas a uma tendência estética que está na moda agora e, como tudo que é moda, tem seu prazo de validade e deve deixar a produção datada em breve.
A principal conquista de Niederhoffer foi escrever um romance com bastante realismo - só assim para transformar em alívio a longa discussão de relacionamento entre Laura e Tom, que finalmente externam aqueles sentimentos há anos entalados na garganta. Mais sorte à diretora na próxima vez que decidir contar uma história nas telas, para transpor seu talento com as palavras em um filme com mais personalidade.
O Casamento do Meu Ex | Cinemas e horários
Ano: 2010
País: EUA
Classificação: 12 anos
Duração: 95 min
Direção: Galt Niederhoffer
Roteiro: Galt Niederhoffer
Elenco: Katie Holmes, Anna Paquin, Josh Duhamel, Dianna Agron, Adam Brody, Malin Akerman, Elijah Wood, Jeremy Strong, Candice Bergen