Kevin Smith montou o maior circo para a exibição de Red State ontem no Festival de Sundance. Avisou que após a sessão faria um leilão para definir quem seria o distribuidor do seu longa de terror em circuito. Chamou o produtor do filme, Jon Gordon, para comandar. Na hora dos lances, o próprio Smith ofereceu 20 dólares e encerrou o leilão. Em seguida, explicou porque vai lançar Red State sozinho.
Segundo o roteirista e diretor, não faz sentido gastar US$ 20 milhões em marketing para tentar bombar num fim de semana um filme que custou US$ 4 milhões para ser feito. Sua ideia, portanto, é realizar o que ele chama de "Red State USA Tour", uma turnê com exibições do filme em diversas cidades, a partir de março, e depois bancar em 19 de outubro algumas cópias para o lançamento comercial propriamente dito, por meio da sua recém-formada Smodcast Pictures.
As sessões já agendadas são essas abaixo. Os ingressos custarão "seis, sete ou talvez até dez vezes" o preço de um ingresso normal, disse o diretor ontem após a exibição. Se a resposta do público for boa, Smith pretende ampliar a turnê. Ele espera ter pago boa parte do custo do filme até 19 de outubro chegar. Os ingressos começam a ser vendidos na próxima sexta-feira.
5/3 - Radio City Music Hall - Nova York
6/3 - Wilbur Theater - Boston
8/3 - Harris Theater - Chicago
9/3 - State Theater - Minneapolis
10/3 - Michigan Theater - Ann Arbor
11/3 - Indianapolis, Indiana
12/3 - Midland Theater - Kansas City
14/3 - Springfield, Ohio
22/3 - Paramount Theater - Denver
26/3 - McCalister Theater - New Orleans
28/3 - Paramount Theater - Austin
29/3 - Cobb Energy Center - Atlanta
4/4 - McCaw Hall - Seattle
A história de Red State - sobre um bando de desajustados que encontra uma família de religiosos fundamentalistas no coração dos EUA - é baseada livremente no caso da Westboro Baptist Church, de Topeka, cidade do Kansas. O controverso grupo batista, liderado pelo pastor Fred Phelps e formado principalmente por membros de sua família, é conhecido pelo ódio contra homossexuais. Nos EUA, "estados vermelhos" são aqueles dominados por eleitores do Partido Republicano, como o Kansas.
Michael Parks vive o pastor inspirado em Phelps. John Goodman, Kevin Pollack, Melissa Leo, Michael Angarano, Kerry Bishe e Kyle Gallner estão no elenco, entre outros.