DIÁRIO - Érico Borgo
Comic-Con 2011
Depois da Preview Night, a quinta-feira marca o primeiro dia completo de atividades da Comic-Con 2011. Além dos estandes ganharem novidades (a Marvel Comics mostrou um display com o uniforme completo do Capitão América em Os Vingadores), começa a dezena de painéis simultâneos que acontecem um salas no segundo andar do Centro de Convenções e em alguns hotéis próximos.
Como comecei o dia jogando Batman: Arkham City (leia aqui o Da Frigideira do game), só fui ao meu primeiro painel à tarde. Mas antes disso visitei a cidade de South Park. O Comedy Central está celebrando os 15 anos de sua popular e politicamente incorreta atração com um evento especial para os fãs. Do outro lado da linha do trem, em frente ao Centro de Convenções, o canal construiu uma cidade cenográfica em estilo cartunesco imitando a pitoresca cidade do desenho animado.
Em um estacionamento eles montaram várias atividades, como pintura de rosto, cabine de fotos com os personagens do desenho, um quiosque de criação e impressão de avatares, um karaokê das músicas de Cartman, Kyle, Stan e Kenny, uma exposição de artes do programa e até uma mini-pista de corrida de karts. Pra completar, uma lanchonete serve comida de graça, na cantina do Chef. Valeu a visita.
A seguir, rumei para o painel da DC Comics "The New 52" (leia em DC Comics - Os Novos 52), o primeiro de uma série que pretende explicar a reformulação editorial que começa em setembro. Na mesma sala assisti ao painel "The Next Big Thing" da Marvel Comics, que você confere aqui.
A seguir, fui a uma festa promovida pela Warner Bros. de Premonição 5, onde pude assistir à sequência de abertura do filme, a queda de uma ponte suspensa. Como sentei na primeira fileira, o sangue parecia jorrar no meu rosto graças ao 3D. Divertido, como sempre na franquia (assistir aos clipes da série é ótimo, as mortes são muito criativas e engraçadas).
Encerrando o dia, assisti a uma exibição especial, apresentada pelo produtor executivo Edgar Wright, de Attack of the Block, uma ficção científica cômica inglesa. No filme, um grupo de trombadinhas de um conjunto habitacional torna-se um improvável foco de resistência contra uma invasão alienígena. Cheio de diálogos divertidos e com referências à cultura pop, o filme arrancou aplausos da plateia, que se empolgava a cada morte nojenta de alien. É o tipo de filme, porém, que dificilmente conseguirá espaço no circuito brasileiro...
DIÁRIO - Marcelo Forlani
Tudo começou bem cedo. Antes mesmo de abrir o pavilhão do Centro de Convenções já estávamos de pé e trabalhando nas entrevistas coletivas da Summit, que teve, entre outras coissa o diretor de Crepúsculo, Bill Condon, e o elenco principal do filme. De lá fui direto para a Sala H, onde foram exibidas cenas do filme (entre elas a sequência da lua de mel, que deixou os fãs de Twilight empolgados).
Na mesma sequência "coletiva de imprensa + painel", a 20th Century Fox mostrou Prometheus, In Time e O Planeta dos Macacos: A Origem. As entrevistas para a imprensa foram curtas, com não muito mais do que 10 minutos, mas os painéis foram os mais empolgantes até o momento. Tanto o novo filme de Ridley Scott como o estrelado por Justin Timberlake parecem ser bons exemplos de ficção científica com qualidade e vontade de mostrar algo inovador.
Ainda na Sala H vimos Robert Rodriguez falando de seus novos projetos, entre eles o remake da Heavy Metal, Spy Kids 4D e Sin City 2, novamente ao lado de Frank Miller, que está escrevendo duas novas histórias curtas para o longa.
Encerrando a programação da sala H, Guillermo del Toro e Jon Favreau foram convidados pela revista Entertainment Weekly para participar do debate Visionairies, em que cineastas falam sobre como fazem seus filmes, discutem técnicas, formatos e mostram seus novos projetos.
***
Hoje o dia será dedicado aos painéis de televisão e aos alguns grandes destaques da Comic-Con 2011: As Aventuras de Tintim, O Espetacular Homem-Aranha, Motoqueiro Fantasma: O Espírito da Vingança e Homens de Preto 3. Não perca!
Leia a cobertura completa da Comic-Con 2011
Veja também nossa galeria de imagens Comic-Con 2011