Filmes

Notícia

Catherine Deneuve esclarece opinião sobre o movimento #MeToo em carta aberta

Atriz pede desculpas a quem ela pode ter ofendido com a petição

16.01.2018, às 11H59.

A atriz Catherine Deneuve voltou a falar sobre o movimento #MeToo em carta aberta publicada no jornal Libération. No texto, ela pediu desculpas para "todas as vítimas de atos odiosos que se sentiram ofendidas", esclarecendo que o texto não trata o assédio como algo positivo. Confira a seguir um trecho:

Wikimedia Commons/Reprodução

"Sim, gosto da liberdade. Não gosto desse traço dos nossos tempos em que todo mundo se sente no direito de julgar e condenar. Um tempo em que denúncias simples em redes sociais geram punições, resignação e, algumas vezes, linchamento na mídia... Não perdoo nada. Não decido sobre a culpa desses homens porque não sou qualificada para isso. Poucos são... Não, não gosto dessa mentalidade de matilha.

"[...] Sim, assinei a petição e ainda sim parece absolutamente necessário hoje que eu sublinhe a minha discordância com a maneira com a qual algumas das signatárias reivindicam o direito de permear a mídia, distorcendo o espírito do texto original. Obviamente, nada no texto diz que assédio é bom, caso contrário não teria assinado." 

Na semana passada, Deneuve e cerca de 90 mulheres publicaram uma petição no jornal francês Le Monde condenando o movimento #MeToo por criar clima "totalitário" e minar a liberdade sexual.

Assédio em Hollywood

2017 foi marcado por diversas denúncias, que começaram com acusações contra o produtor Harvey Weinstein. Depois disso, vários outros casos vieram à tona, incluindo o de Kevin Spacey, que foi demitido de House of Cards depois disso.

No primeiro dia de 2018, 300 mulheres que trabalham em Hollywood, incluindo atrizes, diretoras, roteiristas e produtoras, formaram o Time’s Up, uma iniciativa para lutar contra o assédio sexual na indústria do audiovisual e também em áreas de trabalho manual, como mecânica, construção, etc.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.