A Queda

Créditos da imagem: A queda/Reprodução

Filmes

Artigo

Como Bruno Ganz realizou uma das maiores atuações da história em A Queda

Ator interpretou Hitler no filme de 2004

16.02.2019, às 10H21.

Bruno Ganz faleceu neste sábado (16) aos 77 anos. Conhecido por seu extenso trabalho no cinema e no teatro, ele é considerado um dos maiores atores em língua alemã da história e é reconhecido especialmente na Europa por conta de seus trabalhos ao lado do diretor Wim Wenders. Ao longo de sua carreira, ele participou de filmes importantes, mas talvez o maior deles seja A Queda! As Últimas Horas de Hitler, filme de 2004 onde viveu o ditador alemão.

O filme mostra o momento em que Hitler percebe que vai perder a Segunda Guerra Mundial, detalhando sua relação com as pessoas mais próximas a ele. Para se preparar para o papel, o ator passou quatro meses pesquisando materiais envolvendo o ditador, mas um deles em especial foi o que mais lhe chamou a atenção: uma gravação de 11 minutos de uma conversa particular. Para Ganz, esse era o material mais importante pois era ali que ele podia entender como funcionava a voz natural de Hitler e seu sotaque austríaco.

Conforme estudava sobre o retratado, o ator se convenceu de que Hitler estava com Parkinson nos momentos finais de sua vida. “Havia uma gravação dele entregando algumas medalhas alguns dias antes de sua morte e você pode ver que sua mão está tremendo. Por isso, eu visitei um hospital e observei pacientes com Parkinson”, explicou em uma entrevista ao The Guardian em 2005.

Ao contrário de outros filmes que mostram Hitler como um vilão caricato, A Queda e Ganz tentam mostrar a dualidade por trás do maior monstro da história. Essa é uma das atuações mais ousadas e importantes do cinema pois o filme revela uma faceta que não foi vista antes, nem depois.

Eu só queria mostrar ele como as evidências e os testemunhos sugeriam. Ele adorava cachorros, era charmoso com mulheres, bom com crianças e, então, do nada ele dizia: ‘vamos matar cinco mil pessoas’. No filme há uma cena onde ele discute com um general sobre problemas militares e alguém diz pra ele: ‘E o que vai acontecer com esses 10 mil jovens alemães no front? Eles vão morrer’. E ele diz: ‘mas eles nasceram para morrer’. Ele era completamente impiedoso”, completou ao site.

Ganz realizou uma das maiores atuações não apenas do cinema alemão, mas da história ao retratar Hitler. Um ator que não se contentava com escolhas fáceis e, com isso, marcou seu nome na história do cinema.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.