Filmes

Notícia

Da Frigideira: Os Simpsons - O filme

Um grande episódio da série animada

05.08.2007, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H27

Tive a oportunidade de assistir ao muito aguardado (quase 20 anos!) primeiro longa metragem d’Os Simpsons aqui em Lisboa e posso dizer que eu fiquei bastante contente com o que eu vi.

Diferente de, por exemplo, o longa de South Park, que usou a maior liberdade à sua disposição no cinema para fazer algo bem mais ousado que um de seus típicos episódios da TV, o longa dos Simpsons é, em sua essência, apenas um episódio mais longo da série.

3

None

simpsons

None

Simpsons

None

A estrutura é bastante familiar: Há um absurdamente violento e hilário "desenho" de Comichão e Coçadinha no começo, a trama é conseqüência de uma burrice inominável de Homer Simpson, ocorre um conflito dentro da família que a leva a se separar. O patriarca, impulsionado pelo amor à sua família, decide reparar os seus erros e tudo fica resolvido no final, com o status quo da série restaurado. Isso tudo salpicado por inúmeras referências culturais (mais contidas neste filme, que precisa ser necessariamente mais "atemporal" do que um episódio típico da série), pontas de atores famosos (no caso Tom Hanks) e bandas (Green Day) e com participação de praticamente todo o imenso elenco de personagens criado durante os quase 20 anos de existência do desenho.

A dúvida então é: Pelo menos é um episódio BOM? Sim, é um excelente episódio dos Simpsons, à altura dos melhores momentos da série de TV. O que lhe falta em ousadia sobra em bom humor. As piadas se repetem em uma incrível sucessão do início do filme (há uma até no tradicional logo da Fox!) até o final dos créditos (literalmente! Não saiam do cinema antes do final da projeção!). Algumas, como a inacreditável cena de Bart andando de skate nu (único momento de ousadia do filme) e o "porco-aranha" de Homer (visto nos trailers) são brilhantes e já podem ser incluídas nos momentos clássicos da série.

A qualidade da animação também é, previsivelmente, muito superior à de qualquer episódio da série de TV. Simpsons nunca se destacou por ter uma animação de qualidade, sendo muito inferior a séries como, por exemplo, Futurama, sua "irmã caçula", mas este longa é bastante caprichado. Não chega ao nível das animações cinematográficas da Disney nem vai tirar o sono de Hayao Miyazaki, mas a qualidade é visível, com uso extensivo de animação computadorizada e algumas excelentes cenas panorâmicas. Obviamente ninguém vai assistir o filme por sua animação, mas é um bônus bem-vindo!

Problemas? Bem, fora a mencionada falta de ousadia e o roteiro formulaico, ainda que bem feito, também podemos apontar que o ambicioso escopo do filme fez com que muitos dos melhores personagens secundários (como o Sr. Burns) tivessem pouco "tempo de câmera". Mas seria impossível dar atenção a todos e manter um roteiro coerente! Talvez um outro problema menor seja o dos produtores terem colocado Arnold Schwarzenegger como presidente dos EUA no "universo Simpsons" (algo também visto nos trailers). Além de datar o filme, ainda faz pouco sentido, já que existe um análogo para o "Governator" na série (o ator Rainier Wolfcastle, igualzinho a Schwarza na aparência e maneirismos) que poderia ocupar o lugar dele sem que o público perdesse a piada. A única justificativa válida para isso seria se o ator e político tivesse dublado a si mesmo, o que não foi o caso.

Enfim, o filme nada mais é que um episódio bom e longo da série. Talvez seja exatamente isso que o público quer (e a bilheteria parece confirmar isso), mas acaba ficando no final uma certa frustração pelo que poderia ter sido. Ainda é um dos filmes mais engraçados do ano (junto com Transformers...) e imensamente superior às últimas temporadas da série, mas não chega a ser revolucionário.

Leia artigo sobre a apresentação da série Os Simpsons na Comic-Con
Leia mais sobre Os Simpsons

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.