Brendan Fraser, ator conhecido por A Múmia, revela que foi vítima de assédio sexual

Créditos da imagem: Universal Pictures/Divulgação

Filmes

Notícia

Brendan Fraser, ator conhecido por A Múmia, revela que foi vítima de assédio sexual

Este seria um dos motivos que o levou a se afastar de Hollywood

Omelete
3 min de leitura
22.02.2018, às 18H04.
Atualizada em 16.11.2022, ÀS 11H41

O ator Brendan Fraser, conhecido por longas como A Múmia e Viagem ao Centro da Terra, revelou à revista GQ que foi vítima de assédio sexual por membro da indústria. Segundo ele, o então presidente da Hollywood Foreign Press Association, Philip Berk, o apalpou durante um evento em 2003. "A mão esquerda se aproximou de mim, apalpou a minha nádega e um dos seus dedos começou a tocar meu períneo. E ele começou a movê-lo. Me senti doente, como uma criança. Senti que tinha algo na minha garganta. Pensei que queria chorar."

Ele contou que conseguiu remover a mão de Berk e saiu correndo da sala. Ele passou por um policial, mas não teve coragem de relatar o que aconteceu. Naquele dia, ele só falou abertamente sobre o ocorrido com sua esposa, Afton. "Senti que alguém tinha jogado uma tinta de invisibilidade em mim".

Berk afirmou à revista que apenas deu um beliscão na bunda do ator, na brincadeira, e que "a versão de Fraser do ocorrido é completamente fabricada".

Na época, os representantes do ator pediram que a associação enviasse um pedido formal de desculpas. Berk reconhece que escreveu uma carta, mas que não admitiu ter cometido o que Fraser descreveu. Segundo o ainda membro da HFPA, ele apenas disse "se fiz algo que deixou o sr. Fraser chateado, peço desculpas, não tive a intenção".

Daquele momento em diante, a associação não deixou mais o ator e Berk sozinhos no mesmo cômodo, de acordo com Fraser. Essa informação, porém, é negada pelo antigo presidente da HFPA. A atual gestão do grupo não quis comentar. O ator acusa a associação de tê-lo prejudicado daquele momento em diante, o que Berk nega: "a carreira dele decaiu não por nossa culpa".

"Fiquei depressivo. Comecei a me culpar e a me sentir miserável, porque dizia a mim mesmo 'isso não é nada; esse cara só se aproximou e te sentiu'. Aquele verão passou e não consigo me lembrar no que fui trabalhar depois", afirmou Fraser. "Ainda estou assustado? Absolutamente. Sinto que preciso dizer alguma coisa? Absolutamente. Tive vontade de fazê-lo muitas e muitas vezes? Absolutamente. Eu me impedi? Absolutamente".

Atualmente, Brendan Fraser continua trabalhando, mas longe dos holofotes, para cuidar do seu filho adolescente, portador de autismo.

Assédio em Hollywood

2017 foi marcado por diversas denúncias, que começaram com acusações contra o produtor Harvey Weinstein. Depois disso, vários outros casos vieram à tona, incluindo o de Kevin Spacey, que foi demitido de House of Cards depois disso.

No primeiro dia de 2018, 300 mulheres que trabalham em Hollywood, incluindo atrizes, diretoras, roteiristas e produtoras, formaram o Time’s Up, uma iniciativa para lutar contra o assédio sexual na indústria do audiovisual e também em áreas de trabalho manual, como mecânica, construção, etc.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.