Filmes

Notícia

Memórias do Cárcere ganha o formato DVD em box em tributo a Nelson Pereira dos Santos

Carlos Vereza vive Graciliano Ramos no filme, premiado em Cannes em 1984

14.06.2018, às 18H22.

Eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema um dos cem melhores filmes nacionais de todos os tempos e coroado em Cannes pelo prêmio Fipresci (Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica), Memórias do Cárcere acaba de ganhar uma edição de luxo em DVD, para celebrar a memória de seu diretor, Nelson Pereira dos Santos (1928-2018). O cineasta paulista, radicado no Rio de Janeiro, está tendo toda sua filmografia vertida para o formato digital.

Memórias é a adaptação que ele fez do romance testemunhal homônimo lançado há 65 anos por Graciliano Ramos (1892-1953). Carlos Vereza interpreta o autor no longa-metragem, um épico de 185 minutos. Integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), o diretor filmou outros textos de Graciliano, a começar por Vidas Secas.

Em uma de suas últimas entrevistas, concedida ao Omelete, Nelson disse: “continuo gostando do Graciliano da mesma forma. Outro dia estava relendo um de seus livros, Angústia. Está aí uma adaptação para o cinema que gostaria de ter feito”.

Na caixa de DVDs em que está Memórias do Cárcere, estão ainda os longas Tenda dos Milagres (1977), Estrada da Vida (1981), Jubiabá (1986) e A Terceira Margem do Rio (1993).

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.