Filmes

Notícia

Stephen Hawking, físico britânico cuja vida inspirou o filme A Teoria de Tudo, morre aos 76 anos

Familiares do cientista emitiram o comunicado

14.03.2018, às 00H44.
Atualizada em 15.03.2018, ÀS 03H01

O cientista britânico Stephen Hawking faleceu na madrugada de 14 de março aos 76 anos. De acordo com a família do físico, ele estava em casa e morreu "em paz". Hawking era portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa sem cura que causa a paralisia progressiva dos músculos sem danificar, contudo, as funções cerebrais. (via The Guardian)

Os filhos de Hawking, Lucy, Robert e Tim disseram em um comunicado: "Estamos profundamente entristecidos pelo fato de o nosso amado pai ter morrido hoje. Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado viverão por muitos anos. Sua coragem e persistência com seu brilho e humor inspiraram pessoas em todo o mundo".

Hawking se tornou conhecido por inúmeros estudos no campo da física, principalmente por seus estudos sobre buracos negros, cosmologia teórica e gravidade quântica, se tornando, portanto, um dos mais influentes e respeitados estudiosos da atualidade.

Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge, onde tornou-se professor lucasiano emérito, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Foi também diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.

Em 2014, a vida de Hawking inspirou a cinebiografia A Teoria de Tudo, onde o físico foi vivido por Eddie Redmayne. Baseado no livro de memórias de Jane Hawking, Travelling to Infinity: My Life with Stephen, o longa dirigido por James Marsh rendeu o Oscar de Melhor Ator para Redmayne.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.