Luca Guadagnino em première de Rivais, em Los Angeles (Michael Tran / AFP)

Créditos da imagem: Luca Guadagnino em première de Rivais, em Los Angeles (Michael Tran / AFP)

Filmes

Lista

Conheça os filmes de Luca Guadagnino, o diretor de Rivais

Cineasta italiano tem ganhado mais notoriedade desde Me Chame Pelo Seu Nome

Omelete
1 min de leitura
25.04.2024, às 13H21.

Nascido em Palermo, na Itália, em 10 de agosto de 1971, o cineasta Luca Guadagnino até tem um diploma em história do cinema, mas considera que sua verdadeira “escola de arte” aconteceu na mesa de jantar da atriz Laura Betti. Após fazer amizade com a intérprete durante a faculdade, Guadagnino passou a frequentar os jantares na casa dela, frequentemente ao lado de convidados ilustres como o diretor de cinema Bernardo Bertolucci e o pintor Valerio Adami.

Não é difícil imaginar como essas influências informaram o “cinema do desejo” de Guadagnino, cheio de referências plásticas clássicas e eternamente preocupado com a solidez dos corpos em tela. Mas, se Rivais, atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros, representa uma espécie de culminação para essa trajetória, que tal conhecer os filmes que nos trouxeram até aqui? Para ajudar, o Omelete reuniu abaixo todo o currículo do cineasta até hoje.

The Protagonists (1999)

Onde ver: Disponível somente em mídia física.

O primeiro longa-metragem de Guadagnino marca também o começo da parceria com Tilda Swinton. A trama cruza Itália e Reino Unido, e mistura ficção e documentário, ao contar a história de um grupo de documentaristas italianos que desembarca em terras britânicas para investigar o assassinato real do jovem árabe Mohamed El-Sayed por dois jovens ingleses. O longa passou no Festival de Veneza de 1999, mas não foi bem recebido pela crítica.

100 Escovadas Antes de Dormir (2005)

Onde ver: Disponível somente em mídia física.

Uma das explorações de sexualidade adolescente mais ousadas das últimas décadas, 100 Escovadas Antes de Dormir revelou o talento de Guadagnino para abordar o tema sem fugir da verdade emocional dos personagens. Inspirado no livro autobiográfico da italiana Melissa Panarello, o longa combina franqueza sexual com sensibilidade para as dinâmicas de poder e amadurecimento que se envolvem na história.

Um Sonho de Amor (2010)

Onde ver: Disponível somente em mídia física.

Desenvolvido por Guadagnino e Swinton durante um período de mais de uma década, Um Sonho de Amor deu início à “trilogia do desejo”, nome dado pelo próprio Guadagnino para um trio de obras suas. Na trama, Swinton é parte de uma família italiana aristocrática, que começa um affair com um chef de cozinha durante um período atribulado de troca de comando nos negócios da família.

Um Mergulho no Passado (2015)

Onde ver: Disponível somente em mídia física.

Depois do evocativo Um Sonho de Amor, a trilogia do desejo continuou com o bem mais satírico Um Mergulho no Passado, que dobra como estudo de paixões egoístas e análise dos privilégios da burguesia. Tilda Swinton é a namorada de Matthias Schoenaerts, mas o seu ex Ralph Fiennes chega com a filha Dakota Johnson para abalar essa relação - e, eventualmente, atrair até a atenção da polícia.

Me Chame Pelo Seu Nome (2017)

Onde ver: Disponível na Netflix.

O filme que nos deu Timothée Chalamet como novo superastro de Hollywood. Unindo forças com o lendário James Ivory, que adapta aqui o livro de André Aciman sobre um caso de amor intenso e perturbador entre o jovem Elio (Chalamet) e um dos funcionários de seu pai, o mais velho Oliver (Armie Hammer), Guadagnino fechou sua trilogia do desejo, ganhou a primeira indicação ao Oscar e virou de vez um “cineasta de grife”.

Suspiria - A Dança do Medo (2018)

Onde ver: Disponível no Prime Video.

Sempre nadando contra a corrente, Guadagnino seguiu o seu grande triunfo acadêmico com… um filme de terror dos mais grotescos dos últimos anos. Remake do original de Dario Argento, um dos filmes favoritos do cineasta desde a infância, Suspiria - A Dança do Medo retomou as parcerias do cineasta com Dakota Johnson e Tilda Swinton, e provou que ele não tem medo de se aproximar do “vulgar” quando é preciso.

The Staggering Girl (2019)

Onde ver: Disponível para aluguel e compra no Apple TV+.

Incentivado pela Valentino, que bancou a produção do filme, Guadagnino voltou aos curtas-metragens com The Staggering Girl - mas esse retorno é devidamente estrelado: Julianne Moore, Mia Goth, Kyle MacLachlan e KiKi Layne interpretam a história de uma escritora ítalo-americana que vai a Roma para buscar sua mãe, agora idosa e precisando de cuidado 24h.

Salvatore: Shoemaker of Dreams (2020)

Onde ver: Disponível no Prime Video.

Seguindo na seara da moda, Guadagnino fez esse documentário sobre o icônico designer de sapatos Salvatore Ferragamo, que inovou a forma de realizar calçados e marcou o seu sobrenome como um dos mais importantes do mercado de luxo. É talvez o único doc de Guadagnino disponível para streaming no Brasil - uma pena, especialmente pela ausência do seu Bertolucci on Bertolucci (2013), sobre o emblemático cineasta.

We Are Who We Are (2020)

Onde ver: Disponível na Max.

Depois de se aventurar pelo terror, pelos curtas-metragens e pelo documentário para fugir da notoriedade do seu Me Chame Pelo Seu Nome, Guadagnino tentou outra rota: a TV. Exibida na HBO, We Are Who We Are aplica a narrativa sensível do cineasta a um formato que a conduz até melhor do que o longa-metragem. Jack Dylan Grazer, Kid Cudi, Chloë Sevigny, Francesca Scorsese e Alice Braga formam o poderoso elenco.

Até os Ossos (2022)

Onde ver: Disponível no Prime Video.

Misturando seu talento para o grotesco e para o romance, Até os Ossos mostrava Guadagnino explorando francamente um caminho adiante para sua carreira após o fim da trilogia do desejo. A história de dois jovens canibais que se apaixonam (Taylor Russell e Timothée Chalamet) não ressoou tanto com o público e com a crítica, mas ainda vale uma conferida para os fãs do cineasta.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.