Finalmente o álbum Dark Night of the Soul vai ser lançado. O projeto envolvendo o cineasta David Lynch e os músicos Danger Mouse, do Gnarls Barkley, e Mark Linkous, do Sparklehorse, ficou temporariamente engavetado por pressão da gravadora EMI.
Agora, em entrevista à BBC, Danger Mouse confirmou que os problemas com o lançamento do disco foram resolvidos e que o trabalho deve chegar às lojas em junho.
Mark Linkous
No ano passado, o álbum pôde ser conferido na Internet e, depois do veto da gravadora, os envolvidos chegaram a lançá-lo, ou melhor, fizeram algo parecido com isso: distribuíram um CD em branco, com fotos feitas por Lynch, em que se podia ler "Este álbum não tem nenhuma música. Use-o como quiser".
Dark Night of the Soul reúne colaboradores como Julian Casablancas, do Strokes, Iggy Pop, Frank Black, do Pixies, Gruff Rhys, do Super Furry Animals, Nina Persson, do Cardigans, e Suzanne Vega, entre outros.
Apesar da boa nova, uma notícia triste. Linkous cometeu suicídio no último sábado, com um tiro no coração. O vocalista e único membro permanente do Sparklehorse estava do lado de fora da casa de um amigo, em Knoxville, no Tennessee, quando se matou - sem deixar qualquer anotação, segundo a polícia. Ele tinha 47 anos.