No ano passado, Moby entrou em turnê com dois projetos em mente. Um deles era escrever músicas na estrada. O outro era registrar em fotografias "a estranheza de fazer uma turnê", contou o DJ em entrevista à Billboard.
O resultado é um álbum e um livro de fotografias, ambos chamados Destroyed. "A relação entre eles é que foram feitos pela mesma pessoa no mesmo ambiente. Não sei se eles têm uma relação narrativa... Mas de modo geral, ambos olham esses espaços anônimos e vazios, seja um aeroporto vazio ou os bastidores de um show, invariavelmente iluminados por lâmpadas fluorescentes, meio estranhos e anônimos. Por um lado, causam rejeição, mas há algo reconfortante neles também", explicou.
Moby
Moby também comentou a sonoridade do novo disco, que foi influenciado por outras bandas e artistas, como Kraftwerk, Suicide, Silver Apples, OMD, Simple Minds em início de carreira e as colaborações de David Bowie com Brian Eno. "Essas eram as músicas que mais faziam sentido para mim, em quartos de hotel às quatro da manhã. Música eletrônica do fim dos anos 70, início dos 80. Estava ouvindo isso e percebi que queria que o álbum tivesse essa sonoridade calorosa, com sintetizadores lentos e bateria", declarou.
Moby também aproveitou para divulgar o primeiro videoclipe de Destroyed, "The Day", música que tem bastante influência das composições de Bowie e Eno. O vídeo tem participação de Heather Graham e direção de Evan Bernard ("Disco Lies", "New York, New York"). Assista:
Algumas das músicas de Destroyed já foram lançadas gratuitamente, na EP Be The One, que está disponível para download no site oficial de Moby. Já as fotografias vão primeiro ganhar uma exposição em Nova York, que abre em 11 de maio.
Destroyed, tanto o álbum quanto o livro, chegam às lojas em 27 de maio.