Numa declaração conjunta no blog oficial da DC Comics, The Source, os dois publishers da editora, Jim Lee e Dan DiDio, anunciaram o fim das linhas Wildstorm e Zuda.
A primeira - fundada por Lee originalmente como parte da Image Comics, comprada em 1999 pela DC - publicará seus últimos quadrinhos em dezembro. A Zuda, divisão de webcomics, já estava desativada desde maio. Os títulos e personagens de sucesso das duas linhas, porém, terão continuidade dentro da DC, segundo Lee e DiDio.
Frequência global
Universo Wildstorm
A Wildstorm funcionava em La Jolla, na Califórnia, mais próxima dos novos escritórios da DC Entertainment. Os empregados da linha serão integrados à divisão digital da DC, com escritório em Burbank, também na Califórnia - dentro da Warner Bros.
Quanto às publicações da linha, séries como Wildcats, The Authority e Gen13 estão canceladas. "Esses personagens precisam de um descanso para redefinir o que os torna singulares e de vanguarda", dizem os publishers. Eles garantem que esses personagens retornarão. HQs baseadas em games, como World of Warcraft e Gears of War, sairão com o selo da DC.
Com exceção de alguns destaques não-ligados à sua linha principal de super-heróis, como Ex Machina, Frequência Global, Planetary e a linha de Alan Moore America's Best Comics, a Wildstorm vinha sofrendo de falta de propósito nos últimos anos. Além disso, a decisão de extirpar linhas também tem a ver com reforçar o nome da DC entre o público - e Hollywood, claro.
Já o fim da Zuda, apesar de não ser explicado, parece ter a ver com outros planos da DC na arena digital, dado a quantidade de funcionários que estão sendo redirecionados. Como qualquer editora baseada em papel, a DC está preparando planos de médio prazo para adaptar-se.