HQ/Livros

Notícia

DC Comics encerra sua linha de mangás

Mercado dos EUA começa a sinalizar desinteresse pelos quadrinhos japoneses

20.05.2010, às 00H00.
Atualizada em 18.05.2017, ÀS 19H01

Dan DiDio e Jim Lee, os dois publishers da DC Comics, anunciaram esta semana que a linha CMX vai terminar em junho. A linha dedicada a mangás existia desde 2004, publicando não só material japonês, mas também coreano e alguns mangás de produção original nos EUA.

O único título que continuará na DC é Megatokyo, produzido pelo estadunidense Fred Gallagher.

megatokyo

None

A decisão parece ter sido tomada às pressas, pois a CMX tinha lançamentos previstos pelo menos até setembro. Entre as séries de sucesso da linha estavam Emma (mangá sobre a Inglaterra vitoriana), Musashi, Tenjho Tenge e Two Flowers for the Dragon.

A notícia também chega num momento em que o mercado de mangás começa a decair nos EUA. Lee e DiDio inclusive mencionam "as dificuldades pelas quais os mangás vêm passando no mercado dos EUA" em seu comunicado sobre o fechamento da CMX.

Segundo relatório do site ICV2, as vendas da categoria caíram de US$ 210 milhões em 2007 para US$ 140 milhões em 2009. Recentemente a principal editora de mangás do país, a Viz, demitiu 40% de seus empregados. A febre pelo quadrinho japonês parece estar decaindo, pelo menos nos Estados Unidos.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.