O jornal francês Le Figaro está liderando uma campanha de repúdio contra um outdoor do McDonald's atualmente em exposição na França: como na cena final de todos os seus álbuns, Asterix e os amigos gauleses têm um grande banquete, com música e dança, mas desta vez dentro de um McDonald's.
O anúncio, criado pela Euro RSCG, faz parte da campanha "Venne comme vous êtes" ("venha como estiver"), que estrela outros personagens da cultura pop visitando a lanchonete de fast food. No caso de Asterix, o desenho veio do estúdio do próprio Albert Uderzo, cocriador do personagem.
Veja o desenho na galeria, ao lado.
O repúdio se dá por Asterix representar a resistência do país ao imperialismo - nos álbuns, a aldeia do personagem é a única parte da Gália não dominada pelo Império Romano. Além do McDonald's ser um símbolo dos Estados Unidos, a rede ainda é considerada uma afronta à tradicional cozinha francesa. Exemplo disso é que, em 1999, o ativista fazendeiro José Bové ganhou fama mundial ao liderar a destruição de um McDonald's em obras na cidade de Millau - pela qual chegou a ser comparado a Asterix.
O jornal estampou a frase "Após resistir aos romanos, terão os americanos finalmente derrotado o invencível gaulês?". A editora Albert René, detentora dos direitos do personagem, foi forçada a se manifestar: "Asterix ainda é um rebelde. Ele não trabalha para o McDonald's, e sim com o McDonald's. Os gauleses vão como estiverem. Não somos defensores da comida ruim".
A editora ainda destacou que já rejeitou ofertas de estampar Obelix em anúncios da Diet Coke.