HQ/Livros

Entrevista

Omelete entrevista: Mike Mignola, o criador de Hellboy

Omelete entrevista: Mike Mignola, o criador de Hellboy

29.07.2004, às 00H00.
Atualizada em 10.11.2016, ÀS 04H11

Mike Mignola

Perlman como Hellboy

Hellboy pintado por Mignola

Adriano Wilbur, colaborador do Omelete em Nova York, entrevistou rapidamente o quadrinhista Mike Mignola numa Comic Shop em Manhattan há algumas semanas. Confira abaixo o papo, no qual o criador do Hellboy falou sobre a adaptação para as telas das aventuras de seu personagem, como foi seu envolvimento no filme e a escolha de Ron Perlman para o personagem-título.

Como foi sua participação em Hellboy?

Foi a única vez que eu trabalhei num longa-metragem além da fase de pré-produção. Fiquei chocado com a quantidade de departamentos que existem num set e minha vontade era ter ficado o tempo todo por lá, passando um bom tempo em todos os setores. Eu ia conversar com o câmera pela manhã, andar com os caras de efeitos especiais à tarde, ver Ron Perlman no trailer de maquiagem... enfim, fiz só um pouquinho de tudo.

Qual foi a maior dificuldade no set?

Durante as filmagens houve aquele bombardeio na Turquia. Nós estavamos em Praga, na República Tcheca, mas a segurança local foi intensificada e o exército ficou ao redor das filmagens o tempo todo, o que foi um inferno. Eles colocaram um detector de metais na entrada do hotel e, no final do dia, a equipe tinha que abrir tudo, esvaziar os bolsos, mostrar equipamento de filmagens, etc. Foi realmente um inferno.

Qual é sua impressão sobre o filme? Você acha que Guillermo Del Toro foi fiel à sua visão?

Eu realmente ganhei na loteria quando Guillermo entrou em Hellboy. Nenhuma outra pessoa poderia tê-lo feito. É impressionante como partilhamos as mesmas opiniões em tantas coisas. Inicialmente, eu não tinha idéia alguma para o filme e quando o encontrei pela primeira vez, logo dei carta branca para ele fazer o que quisesse. Mas eu nunca pensei que ele seria tão fiel aos quadrinhos!

Qual foi sua influência no design do filme?

Eu trabalhei durante três meses em Los Angeles no design do filme e encontrei com Guillermo algumas vezes. Eu acho que, se o orçamento permitisse, ele gostaria que eu estivesse no set o tempo todo enquanto as cenas estavam sendo filmadas.

Ficamos impressionados em ver como a personalidade de Hellboy foi tão bem traduzida no filme.

Também é o que me deixou mais feliz! As mudanças na história eram necessárias aqui e ali, mas o fato da personalidade do personagem que eu criei estar ali na tela, intacta, é o mais incrível.

O que achou de Ron Perlman?

Nós sempre soubemos que ele seria perfeito, antes mesmo do primeiro teste de maquiagem. Só de ouvir Ron falando eu já começava a rir, porque já era tão Hellboy! O que ele fez no filme foi além dos meus sonhos.

A primeira cena de ação mostra bem isso, quando ele vai lutar com o monstro e começa a falar "vamos tentar resolver isso de uma forma pacifica... ah, merda."

Por isso ele era o homem perfeito! Ele tem talento, trabalhou nisso e naquilo, tem toda essa experiência de vida sobre as coisas. Algo que eu não vejo em alguém como o Vin Diesel [a escolha inicial dos produtores para o papel]. Ron não é uma estrela, ele é um ator!

Mignola e Del Toro estão atualmente trabalhando numa idéia para o segundo filme da série.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.