Qualquer um que acompanha os quadrinhos mensais do Super-Homem sabe o quanto é difícil encontrar boas histórias do herói. Ao contrário da TV e do cinema, que conseguem atingir crianças e adultos de todas as idades, os quadrinhos mensais parecem ser feitos apenas para marmanjos que acompanham os gibis há pelo menos uma década. Os anos 90 foram terríveis para o kryptoniano, que morreu, ressuscitou e até usou mullets (aquele cabelo à la Chitãozinho e Xororó). De lá para cá, quem quisesse ler uma boa história teria que procurar em sebos ou tentar a sorte em alguma edição de Elsewords, a série de histórias imaginárias (e quais não são??) do herói.
Essas histórias, totalmente livres do encosto chamado cronologia, têm total liberdade para brincar com o mito do Super-Homem e colocá-lo em situações e mundos diferentes. Não que todas sejam boas leituras. É preciso procurar um pouco, principalmente se o leitor quiser uma jóia rara como Identidade Secreta, uma história apaixonante escrita por Kurt Busiek e ilustrada por Stuart Immonen.
Lançada em 2004 nos EUA, Identidade Secreta conta a história de um garoto do mundo real chamado Clark Kent. Seu nome sempre foi motivo de gozação na escola, devido ao seu notório homônimo das histórias em quadrinhos. Todos os anos sua família insiste em presenteá-lo com bonecos e colecionáveis do Homem-de-Aço.
Um dia, algo inacreditável acontece. Clark descobre que pode voar mais rápido que uma bala, que é mais forte que uma locomotiva. Do dia para a noite, ele desenvolve todos os poderes do Super-Homem, e, junto com todas as dúvidas que infestam a cabeça dos adolescentes, surge mais uma: o que fazer com super-poderes?
O roteiro de Busiek foca em quatro momentos da vida do futuro escritor Clark Kent: a adolescência, o início da vida adulta, a chegada dos filhos e a velhice. Esqueça super-vilões ou aventuras espaciais, o que importa em Identidade Secreta é o grande aqui e agora que é a vida real, que faz com que qualquer um com um coração no peito se apaixone por Clark e suas dúvidas. O personagem é trazido tão perto do leitor que é possível imaginá-lo como um amigo, um irmão, um pai. Ou então tudo junto.
A arte de Stuart Immonen é deslumbrante e consegue trazer o roteiro, que já era realista, ainda mais próximo do mundo real. Seus personagens têm perfeição fotográfica, e as tomadas aéreas dão ao leitor um pequeno gostinho do que seria poder voar.
Não importa se você é fã do Super-Homem ou não, se assiste à Smallville ou não. Identidade Secreta é uma história feita para aqueles que admiram a vida e uma boa leitura. Se você é uma dessas pessoas, leia e apaixone-se!
A edição brasileira foi recentemente republicada e trata-se de leitura das mais recomendadas aqui pelo Omelete, afinal, você pode ler a história toda de uma vez só.