Séries e TV

Artigo

Ballers | Da Frigideira

O mundo do futebol, seja ele americano ou não, e seus bastidores

21.06.2015, às 20H08.

Dwayne "The Rock" Johnson já caiu nas graças do público. Cheio de carisma, o ex-lutador profissional é adorado pelos fãs e tem trabalhado cada vez mais em sua carreira de ator, participando de inúmeras produções simultaneamente. Devido ao seu porte, claro, Johnson tende a interpretar sempre o mesmo tipo de papel. Em Ballers, no entanto, as coisas mudam um pouco quando ele precisa tomar uma posição de bastidores no complicado mundo do futebol americano.

None

Na verdade, quase todos os esportes do mundo levam ex-profissionais a trabalhar como consultores após a aposentadoria - essa que vem, na maioria das vezes, em consequência de uma lesão. É a história de Spencer Strassmore (Johnson), que agora trabalha em uma firma de consultoria e gerenciamento de atletas profissionais.

Antes da estreia da série, a HBO exibiu aos jornalistas apenas um episódio da nova comédia produzida por Mark Wahlberg (que trabalhou previamente com o canal em Entourage, entre outras séries). O capítulo, dirigido por Peter Berg (criador de Friday Night Lights), é exatamente uma mistura das duas produções, mostrando sempre um grande know-how do esporte mas dando o foco principal ao glamour - e efemeridade - daquele universo.

Não precisa de muito tempo para entender as semelhanças que o futebol americano tem com o nosso próprio futebol. É palpável a tensão entre jogadores e seus agentes, coisa que permeia também o favorito esporte dos brasileiros. Da mesma forma, é possível traçar os paralelos entre os jovens endinheirados e deslumbrados com a rápida escalada ao sucesso. Impetuosos, não há planejamento futuro e quem sofre com isso muitas vezes são suas esposas e filhos, que acabam ficando na mão após qualquer tipo de incidente.

E aí que entra em cena a figura de Spencer, que passa a agir como um pai. Aconselhar, endireitar e, por vezes, até brigar, para que a promissora carreira que esses jovens têm pela frente não desça ralo abaixo. Ballers promete explorar também os diversos nichos de ex-atletas profissionais que deixam o esporte. Além de Spencer, há por perto também a figura de Charles Greane (Omar Benson Miller), aposentado e pé no chão que entende que é necessário seguir com a vida; e Joe (Rob Corddry), o empresário que não quer saber de passar a mão na cabeça, quer ver os resultados finais.

Enfim, apesar de ter um lento e introdutório primeiro episódio, Ballers tem potencial para desenvolver uma interessante crítica às pressões externas relacionadas ao esporte; além de mostrar mais também desses outros lados ligados à profissão.

Ballers estreia simultaneamente no Brasil e EUA em 21 de junho, às 23h, na HBO.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.