Séries e TV

Notícia

Criadores de South Park evitavam zoar Cientologia por causa de Isaac Hayes

Criadores de South Park evitavam zoar Cientologia por causa de Isaac Hayes

16.03.2006, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H03

Agora que é fato consumado a saída do cantor Isaac Hayes da equipe de dubladores de South Park, uma declaração que havia passado em branco ganha algumas curiosas colorações. Com medo de perdê-lo, veja você, os criadores Trey Parker e Matt Stone evitavam zoar na animação a Cientologia, religião de Hayes há quatorze anos.

Na edição de fevereiro da revista GQ, Parker assume: Para ser honesto o que nos manteve longe de avacalhar a religião foi Isaac Hayes. Nós sabíamos que ele era um cientologista. E ele é um cara incrível. Nós pensávamos, tipo, Vamos evitar isso por enquanto. Mas daí ouvíamos as pessoas dizendo Você não pode fazer isso, e é como se repetissem a frase até que eu Matt e eu decidíssemos fazer. Daí chegou a hora de dizer a Isaac, Cara, nós amamos demais trabalhar com você, e isso não é nada pessoal, só que estamos em South Park, e se não fizéssemos seria como menosprezar tudo o que já avacalhamos até aqui.

No episódio em questão, Trapped in a Closet, exibido em novembro de 2005, o ator Tom Cruise, um dos arautos da Cientologia, acaba preso dentro de um armário. A história é, basicamente, uma sucessão de pessoas como John Travolta chegando e pedindo Tom, saia do armário!. Meses depois, mais exatamente na última segunda-feira, depois de emprestar por dez anos sua voz grave ao estiloso Chef, Hayes pediu pra sair, dizendo-se constrangido com o que sente ser a ridicularização inapropriada de comunidades religiosas.

Existe um lugar no mundo para a sátira, mas há um tempo em que a sátira termina e começam a intolerância e a instransigência diante da crença dos outros, anuncia em nota oficial. E Hayes completa: Crenças religiosas são sagradas para as pessoas, e em todos os tempos devem ser respeitadas e honradas. Como um ativista dos direitos civis nos últimos quarenta anos, não posso apoiar um programa que desrespeita essas crenças e práticas.

Que o dublador tenha esperado quatro meses para se manifestar é o de menos. Stone respondeu, segundo o site Moviehole, pegando no nervo central: Ele nunca teve problema - e ele ganhou muitos cheques - quando a nossa série fazia piada com cristãos. Eu nunca escutei um a de Isaac até a hora em que falamos da Cientologia. Ele quer padrões diferentes para religiões que não sejam a dele e, para mim, é aí que a intolerância e a instransigência começam.

Leia mais sobre South Park

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.