Séries e TV

Notícia

The Walking Dead | Primeiras impressões (sem spoilers!) do retorno da 8ª temporada

Episódio traz mudanças impactantes para o futuro da série

Omelete
3 min de leitura
23.02.2018, às 20H52.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

A oitava temporada de The Walking Dead entrou em hiato com um dos mais expressivos ganchos até agora: Carl (Chandler Riggs) foi mordido por um zumbi enquanto seu pai movia mundos e fundos para ganhar a guerra contra os impulsos tirânicos de Negan (Jeffrey Dean Morgan). Após perdas consideráveis em função dos atritos com os Salvadores - entre elas, a de Glenn (Steven Yeun) -, o evento mais impactante da temporada aconteceu, ironicamente, em função de algo alheio à guerra. Isso, é claro, é um alerta para quem esqueceu, tanto para público e personagens, dos perigos primários do mundo pós-apocalíptico.

The Walking Dead/AMC/Reprodução

A possibilidade de Carl se despedir da série deixou muitos fãs inconformados - não só por ser um dos cinco personagens restantes na série que estão desde a primeira temporada, mas pela importância que o herdeiro de Rick (Andrew Lincoln) passa a ter em arcos futuros dos quadrinhos. Parte dessa responsabilidade foi atribuída às decisões criativas de Scott Gimple, que assumiu a produção executiva da trama em 2013, após a saída de Glen Mazzara. Mas, ao que tudo indica, dessa vez ele pode ter acertado em suas escolhas.

Ao invés de seguir mostrando o desenrolar de conflitos pontuados por mortes, explosões e reviravoltas, o retorno da oitava temporada foca mais na reflexão dos personagens em relação a se deixarem levar pela lógica da guerra. De forma emocionantes, "Honor", nono episódio da oitava temporada, acompanha os protagonistas da trama passando por experiências-limite, que certamente serão capaz de trazê-los de volta para valores que faziam deles os heróis da série e que, ocasionalmente, acabaram se perdendo.

Apesar das críticas que a série sofre, é preciso pontuar que a trama de The Walking Dead não é ruim quando se avallia o conjunto completo da obra, o que a atrapalha consideravelmente é a velocidade escolhida para apresentar os fatos. Há coesão na narrativa, os eventos se encaixam e a evolução dos personagens é absolutamente justificada. O problema é que, entre uma ponta e a outra, demora muito para o público entender que algo que aconteceu no primeiro episódio será relevante no penúltimo - principalmente quando o pano de fundo óbvio é a briga entre grupos antagonistas de sobreviventes, o mesmo background da série desde o terceiro ano.

Como há muito não acontece, "Honor" pode introduzir um novo cenário, rompendo definitivamente com grande parte daquilo que tem sido cansativo para os fãs até agora - ainda que essa mudança possa vir de forma agridoce para uma parcela do público. Muitos fãs podem se decepcionar com os rumos pouco óbvios que a atração optará por tomar em função de tudo o que acontece no retorno do hiato, mas, avaliando de forma racional o futuro de The Walking Dead, a série pode estar perto de romper o ciclo de repetições e voltar aos trilhos do ineditismo.

"Honor", nono episódio da oitava temporada de The Walking Dead será exibido em 25 de fevereiro. No Brasil, o canal pago Fox se encarrega da transmissão do seriado.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.