Preston Burke já pode guardar o jaleco. O renomado cirurgião interpretado pelo ator Isaiah Washington em Grey's Anatomy está fora da série, que se prepara para o início das filmagens da quarta temporada.
Tudo começou há alguns meses, quando veio a público uma briga nos sets entre Washington e o outro galã da série, Patrick Dempsey. Intérprete do residente George O'Malley, T.R. Knight teria tentado apartar a discussão e Washington o chamou de faggot (bichinha). Knight assumiu recentemente a sua homossexualidade.
O caso é que Washington disse na sala de imprensa do Globo de Ouro, cerimônia ocorrida em janeiro, que jamais xingara Knight de tal impropério. Este foi à TV para dizer que Washington ofendeu-o, sim. A partir daí, acossado de todos os lados, inclusive por outros integrantes do elenco, Isaiah Washington despediu seu relações-públicas e contratou dois novos, especializados em apagar polêmicas. Marcou encontro com entidades de defesa dos gays. Pediu desculpas. Tudo indicava que a polêmica seria esquecida.
Pois a rede ABC não renovou o contrato de Washington. A decisão veio a público nesta quinta-feira e Washington já respondeu por meio de seu relações-públicas, Howard Bragman: "Estou ficando louco e não vou mais aguentar isso". A frase é uma citação de um famoso diálogo do filme cult Rede de Intrigas (1976), "I'm mad as hell and I'm not going to take it anymore".
O final da terceira temporada de Grey's Anatomy já dava brecha para a saída do cirurgião.