Alien vs. Predador, de 2004 (Reprodução)

Créditos da imagem: Alien vs. Predador, de 2004 (Reprodução)

Filmes

Lista

Alien e Predador | Qual é a ordem certa para assistir às franquias?

Com o lançamento de Alien: Romulus se aproximando, a maratona pode ser uma boa pedida

Omelete
1 min de leitura
22.08.2024, às 14H04.

As franquias Alien e Predador estão entre as mais emblemáticas e duradouras do cinema de ficção científica, e já há algumas décadas os fãs sabem que as histórias das duas sagas estão entrelaçadas em uma única linha do tempo - mas qual é a melhor ordem para assistir aos filmes das duas franquias e entender essa trama?

Com a aproximação do lançamento de Alien: Romulus, que chega aos cinemas no próximo dia 15 de agosto, o Omelete te ajuda a organizar a maratona com uma cronologia completa, um resumo da trama de cada filme e uma dica de onde ele está disponível para streaming. Confira!

O Predador: A Caçada - 1719

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

Após duas tentativas frustradas de trazer a franquia Predador para uma nova geração, a Fox resolveu apostar em uma prequel. A Caçada mostra o confronto entre um Predador e uma jovem nativo-americana, Naru (Amber Midhunter), em pleno século XVIII, no auge do expansionismo americano. No clímax do elogiado filme de Dan Trachtenberg, Naru consegue matar o Predador com uma armadilha bem pensada, que usa a máscara do monstro para explodí-lo com suas próprias armas. A personagem retorna à sua tribo com a cabeça do alienígena e é aclamada como a nova líder guerreira.

O Predador - 1987

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+ e Oldflix.

O longa que deu o pontapé inicial na franquia do Predador, lançado e ambientado em 1987, traz Arnold Schwarzenegger como o líder de um grupo de soldados de elite que são recrutados para ajudar um agente da CIA (Carl Weathers) em um resgate no meio da selva de um país não identificado da América Latina. Por lá, eles descobrem que são peões de conspirações políticas, mas - talvez mais importante - se tornam a presa da criatura alienígena que batiza o filme, cabendo ao personagem de Arnie enfrentá-lo com táticas de guerrilha, digamos, alternativas. No fim, o soldado mata o Predador e vai embora traumatizado, ao lado da nativa Anna (Elpidia Carrillo), única outra sobrevivente da trama.

O Predador 2: A Caçada Continua - 1997

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

Embora tenha sido lançado meros três anos depois do primeiro filme, O Predador 2: A Caçada Continua acontece uma década depois dos eventos vistos no original. Desta vez, vemos um Predador se aproveitando de uma onda de calor e uma guerra entre gangues para caçar nas ruas de Los Angeles (EUA), com o policial Mike Harrigan (Danny Glover) em seu encalço. No clímax do longa, Harrigan consegue matar o alienígena, e ainda tem contato com outros Predadores, que chegam para coletar o cadáver de seu companheiro de espécie. Impressionados com a forma como o policial o venceu em batalha, os extraterrestres dão a Harrigan uma pistola antiga como troféu.

Alien vs. Predador - 2004

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

O crossover entre as duas franquias existe nas HQs desde meados dos anos 1980, mas só chegou aos cinemas duas décadas depois. Paul W.S. Anderson tirou uma folga de Resident Evil para dirigir este filme que revela que os Predadores visitam a Terra há milênios, usando humanos como anfitriões para criar xenomorfos, espécie que eles consideram a “presa perfeita” para suas caças. Durante uma dessas sessões de sacrifício, a humana Lex (Sanaa Lathan) forma uma aliança com um Predador para impedir que os Aliens se espalhem pelo planeta - eles derrotam so xenomorfos, mas o tal Predador volta para a sua nave infectado, eventualmente dando à luz o primeiro “Predalien”.

Alien vs. Predador 2 - 2004

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

Lançado três anos depois do primeiro longa, mas ambientado imediatamente depois dos eventos dele, Alien vs. Predador 2 mostra o “Predalien” causando caos em uma pequena cidade, com um Predador veterano chamado Wolf em seu encalço. O filme termina com o exército dos EUA jogando uma bomba atômica na cidade (é sério!), com os poucos sobreviventes escapando de helicóptero minutos antes. Vale apontar também que os dois filmes de AVP introduzem a gênese da empresa Weyland-Yutani, velha conhecida dos fãs da franquia Alien.

Predadores - 2010

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

Produzido por Robert Rodriguez a partir de um roteiro que ele desenvolveu ainda nos anos 1990, Predadores se passa em um período mais difuso do que os outros filmes da franquia, até porque é ambientado em um planeta alienígena para o qual um grupo de humanos (todos soldados, assassinos ou mercenários de algum tipo) são levados para servir de presa para os Predadores. Se aproveitando de uma richa entre duas facções dos alienígenas, os personagens de Adrian Brody e Alice Braga conseguem sobreviver aos eventos do longa, que termina com paraquedas ao longe sinalizando a chegada de mais Predadores ao planeta - um gancho que nunca foi resolvido pela franquia.

O Predador - 2018

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

Shane Black, que atuou no original de 1987, retornou para dirigir a segunda tentativa de reboot da franquia. O Predador mostra um grupo de humanos lidando com um Predador que está atrás de peças de tecnologia roubadas pelo Exército dos EUA, e termina com os militares capturando ainda mais armas alienígenas, que o protagonista Quinn (Boyd Holbrook) promete usar no futuro. O filme também revela que os Predadores têm feito experiências com hibridização de DNA humano (e de outras espécies) para emprestarem para si nossas características mais fortes.

Prometheus - 2089

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

O retorno de Ridley Scott para a franquia complica e muito a história de origem dos xenomorfos (além de essencialmente negar os pontos mitológicos introduzidos nos dois filmes de Alien vs. Predador), mostrando uma nave exploratória bancada por Weyland - ele mesmo, CEO da Weyland-Yutani - explorando uma Lua distante onde estão os Engenheiros. As criaturas, supostas criadoras da humanidade, desejavam agora provocar o apocalipse... mas, com a ajuda providencial do androide David (Michael Fassbender), acabam misturando o seu DNA com o dos humanos e criando o primeiro xenomorfo - ou, pelo menos, uma versão protótipo dele. Se parece confuso, é porque é.

Alien: Covenant - 2104

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

A transformação de David em grande vilão da franquia prequel é finalizada em Alien: Covenant, quando o androide é encontrado pela nave colonizatória que batiza o longa em um planeta deserto. Logo descobrimos que, após o nascimento do primeiro proto-xenomorfo, ele continuou experimentando para aperfeiçoar sua “criatura perfeita”, acreditando que é seu destino destruir a humanidade. O filme termina em um tom pessimista quando David entra disfarçado na Covenant e revela estar levando dois xenomorfos “bebês” consigo para o planeta que ela está destinada a colonizar.

Alien: O Oitavo Passageiro - 2122

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

Scott começou a franquia Alien com este filme que mistura ficção científica e terror com expertise, introduzindo-nos à heroína Ripley (Sigourney Weaver) como parte da tripulação da nave comercial Nostromo. Após investigar a origem de uma transmissão em um planetoide próximo à sua rota, a nave é invadida pela espécie letal de alienígena que ficaria conhecida como xenomorfo pelos fãs da saga. O longa termina com Ripley - e seu gatinho, Jones - como os únicos sobreviventes da Nostromo, e com a heroína se colocando em sono criogênico novamente para (tentar) completar a viagem para a Terra.

Alien: Romulus - 2142

Onde ver: Nos cinemas a partir do dia 15.

Os detalhes da trama do filme de Fede Alvarez (A Morte do Demônio) seguem meio envoltos em mistério, mas já sabemos o ano em que ele se passa - isso porque o cineasta revelou que sua história se localiza 20 anos depois dos eventos de Alien: O Oitavo Passageiro. De acordo com sinopse, acompanharemos um grupo de colonizadores intergalácticos (incluindo Cailee Spaeny e Isabela Merced) que topam com o xenomorfo enquanto exploram uma estação espacial abandonada. Apostamos que, no espaço, ninguém vai ouvi-los gritar.

Aliens: O Resgate - 2179

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

Quando o segundo filme da franquia Alien começa, Ellen Ripley está dormindo há 57 anos na nave de fuga que escapou do Nostromo. Ela é acordada pelos chefes da Weyland-Yutani, e enviada quase imediatamente para investigar uma colônia interplanetária que parece ter sido atacada por xenomorfos. É por lá que ela encontra a pequena Newt (Carrie Henn), a única sobrevivente da colônia, e o androide Bishop (Lance Henriksen), de quem desconfia infundadamente - no fim das contas, Ripley e ele precisam proteger a menina da rainha dos xenomorfos, que quase escapa da colônia prestes a ser destruída. O longa acaba com os sobreviventes voltando ao sono criogênico.

Alien 3 - 2179

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

A polêmica continuação dirigida por David Fincher coloca Ripley em um planeta-prisão povoado apenas por homens. Após a nave que ela usou para escapar dos eventos de O Resgate sofrer um acidente e pousar no planeta (e infestá-lo de criaturas, é claro), a protagonista também descobre que tem um embrião da rainha dos xenomorfos crescendo dentro dela. Após ajudar os prisioneiros do planeta a matarem os invasores alienígenas, ela decide cometer suicídio para finalmente extinguir a espécie e impedir que a Weyland-Yutani coloque as mãos nela.

Alien: A Ressurreição - 2379

Onde ver: Disponível para streaming no Disney+.

O último capítulo cronológico (até agora) da franquia, Alien: A Ressurreição traz Ripley de volta através de um clone, produzido pela Weyland-Yutani para gerar uma nova geração de xenomorfos. Quando a clone adquire consciência e se junta com um grupo de mercenários (incluindo Winona Ryder) para sabotar os planos da empresa, a saga nos leva de volta à Terra, onde a nave levando todas as criaturas remanescentes é consumida em uma enorme explosão. A Ripley clonada termina o filme viva, abrindo espaço para um possível retorno da personagem no futuro da franquia.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.