O autor Katsuhiro Otomo previu os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 quando escreveu Akira, o clássico mangá publicado no Japão entre 1982 e 1990. Agora, descobriu-se que ele também pode ter previsto o surto de Coronavírus, como mostra um dos quadros do mangá.
No quadro acima, apontado pelo site japonês Hachima Kikou (via Kotaku), se lê que a OMS (Organização Mundial de Saúde) critica “as contramedidas do governo local contra a epidemia”.
A referência não é 100% precisa: o surto de Coronavírus não é considerado uma epidemia. Porém, a trama se passa 147 dias antes do início dos Jogos Olímpicos em Neo-Tóquio, ou seja, em 28 de fevereiro de 2020. No mundo real, a prefeitura de Tóquio cancelou e restringiu eventos públicos como a maratona e as comemorações de aniversário do Imperador por causa do risco de contágio.
Akira acompanha a história de dois jovens que se envolvem em misteriosos experimentos do governo que dão muito errado. Em 1988, o quadrinho foi adaptado para um anime que é considerado um clássico do gênero. Um filme live-action foi anunciado em 2015, mas segue sem previsão de lançamento.