Montagem/Divulgação

Mangás e Animes

Notícia

Temporada de Verão 2023 | 10 animes inéditos para ficar de olho

A temporada está fraquinha, mas encontramos algumas séries novas para você ficar de olho

05.07.2023, às 17H57.

Podemos falar com sinceridade? A temporada de verão 2023 dos animes está bem fraquinha. Se em outras estações precisávamos planilhar tudo o que queríamos assistir simultaneamente com o Japão, dessa vez eles nos deram uma folga e lançarão poucos animes realmente relevantes. Mesmo assim, há coisa boa aí nesse meio e fizemos esse trabalho de curadoria para mostrar quais são as estreias mais valiosas da vez.

Zom 100: Coisas Para Fazer Antes de Virar Zumbi (Zom 100: Bucket List of the Dead)

Uma das grandes promessas da temporada é Zom 100 que, embora seja mais um anime sobre um tema batido, sabe abordar isso de formas mais inventivas. A série é protagonizada por Akira Tendo, um jovem adulto que já está sofrendo todos os sintomas de um evidente burnout já em seus primeiros anos de trabalho numa empresa. Mas seu pessimismo chega ao fim quando estoura um apocalipse zumbi no Japão, e hordas de criaturas sem vida vagam pelas ruas em busca de carne humana. Em meio a esse cenário assustador, Akira fica é feliz da vida porque não precisa mais trabalhar e que agora pode viver sua vida sem se preocupar com sua carteira de trabalho.

Criado pela dupla Haro Aso e Kotaro Takata, o mangá publicado na revista Sunday GX Comics chama a atenção por sua abordagem crítica da sociedade. Disfarçada de distopia apocalíptica e com pitadas de humor, o objetivo de Zom 100 é criticar as cansativas rotinas de trabalho da sociedade japonesa e representar o homem moderno como alguém refém de sua própria ocupação. O anime está sendo adaptado pelo estúdio BUG FILMS, que não tem histórico com animes, então vamos dar uma colher de chá porque a história original é ótima.

Zom 100: Coisas Para Fazer Antes de Virar Zumbi está sendo disponibilizado no Brasil pela Crunchyroll e pela Netflix.

Lembrando mais uma vez que esta se trata de uma lista de estreias, animes que começarão agora e todo mundo pode ver do zero. Ou seja, não vamos falar de novas temporadas que estão chegando (como Jujutsu Kaisen, Mushoku Tensei e Bleach) e muito menos de séries especiais que complementam outras (como Horimiya: The Missing Pieces). Tendo explicado isso, vamos aos animes!

Reencarnado numa Máquina de Vendas, Agora Exploro a Masmorra (Jidou Hanbaiki ni Umarekawatta Ore wa Meikyuu wo Samayou)

O mercado de isekais está um pouquinho saturado. Não aguentamos mais pessoas que morrem e vão parar em uma realidade mágica como guerreiros poderosos, e aí está o trunfo desse anime. Com uma história prá lá de estranha, vamos acompanhar um humano que faleceu no nosso planeta (dessa vez não se trata de uma vítima do caminhão do isekai), e que chegou a outro mundo transformado em uma... máquina de vendas. Sabe aqueles caixotões que colocamos dinheiro para comprar um chocolate ou salgadinho na rua? Isso mesmo. Além de vender refrigerante, agora ele está acompanhado de uma garota que percebe que aquele trambolho de aço tem um coração humano dentro, e juntos viverão aventuras nesse mundo de RPG.

Essa série tão peculiar nasceu nos livros, escrito por Hirukuma, e no mesmo ano ganhou uma versão em light novel pelo mesmo autor. A produção do anime está por conta do Studio Gokumi, responsável pelo anime de World's End Harem (o que não é necessariamente algo positivo). Resta saber se eles saberão adaptar bem o tipo de humor muito específico exigido por uma produção assim.

Reencarnado numa Máquina de Vendas, Agora Exploro a Masmorra está sendo disponibilizado no Brasil pela Crunchyroll, em versão legendada. A plataforma prometeu que em breve os episódios também serão lançados com dublagem.

A Veterana Pitica da Firma (Uchi no Kaisha no Chiisai Senpai no Hanashi)

Um gênero que vem se destacando nas temporadas é o “anime de firma”, contando histórias de escritório com personagens que podem ou não ter alguma habilidade poderosa. Em A Veterana Pitica da Firma vamos encontrar exatamente o que o ótimo título em português sugere: é uma firma e temos uma veterana que é baixinha.

No decorrer dos episódios veremos os funcionários resolvendo perrengue e se ajudando, sempre apoiados na tal veterana pitica. Pode parecer um tédio para um adolescente que prefere histórias de mundos fantásticos, mas a representação de um universo de trabalho de escritório é algo encantador para adultos.

A Veterana Pitica da Firma está sendo disponibilizado no Brasil pela Crunchyroll, em versão legendada. A plataforma prometeu que em breve os episódios também serão lançados com dublagem.

Rurouni Kenshin

Quem vê o calmo andarilho Kenshin Himura hoje não faz ideia de seu passado. No final do período Xogunato ele atendia pelo nome de Battousai, o Retalhador, e foi usado como instrumento do governo para exterminar desafetos e outros combatentes. Agora ele fez um voto de nunca matar e até usa uma sakabatou, uma espada de lâmina invertida, mas isso não evitará que pessoas do passado surjam tentando evocar mais uma vez aquele demônio assassino. Caso não saiba, Rurouni Kenshin (também conhecido como Samurai X no Brasil) é uma adaptação de um mangá shonen de mesmo nome publicado nos anos 1990 na Shonen Jump, a mesma revista de Naruto e One Piece.

Aqui entramos em uma parte polêmica dessa lista, e o motivo é o criador da história, Nobuhiro Watsuki. Em 2017 o autor foi preso após descobrirem com ele material pornográfico de menores de idade, o que levou a editora Shueisha a “dar um período de descanso” para a imagem do artista. O autor pagou pelos crimes (no caso, uma multa de menos de 10 mil reais) e agora é considerado um homem sem pendências com o sistema judicial japonês. Mas se no Japão ele continua com uma carreira linda lá fora, o público de outros países considera a pena branda demais e vê esse anime com certo pé atrás. Quer saber mais sobre esse caso? Temos uma matéria aqui no Omelete falando disso.

Até o momento não foi anunciado se o remake de Rurouni Kenshin será lançado oficialmente via algum streaming no Brasil.

O Reino das Sete Magilâminas (Nanatsu no Maken ga Shihai suru)

Temos aqui um anime para quem estava sentindo falta daquele ambiente escolar mágico que vimos em Mashle: Magia e Músculos. Em O Reino das Sete Magilâminas acompanhamos uma escola de magia, a Academia Mágica Kimberly, e a história começa quando um aluno chamado Oliver, portador de uma espada, se aproxima de Nanao, uma garota que tem uma katana.

Este anime não se arrisca, pois abraça com tudo vários elementos de séries de sucesso: ambientação medieval, características de RPGs, magia, poderzinho, combates. E mesmo sendo uma salada de clichês, ainda há ali uma personalidade na produção feita pelo J.C. Staff (de Edens Zero).

O Reino das Sete Magilâminas está sendo disponibilizado no Brasil pela Crunchyroll, em versão legendada.

Minha Habilidade Única Me Deixa Invencível no Nível 1 (LV1 Maou to One Room Yuusha)

A história começa quando Ryouta morre após trabalhar demais em uma empresa insalubre (um tema cada vez mais frequente nas séries), e assim ele ressuscita em outro mundo. Sim, mais um isekai. Nesse mundo cheio de magia e com carinha de RPG, Ryouta descobre que não consegue evoluir seu nível, ficando para sempre no nível 1. Mas isso não é um problema, porque ele dá seus pulos e consegue maximizar suas habilidades ao máximo, e agora ele é o ser mais poderoso do mundo... embora ainda esteja no nível 1.

Essa sinopse não é tão necessária porque o título em português do anime é autoexplicativo, mas de qualquer forma parece ser um anime perfeito para quem curte essa ambientação de RPG em séries isekai. Quem está por trás do anime é o estúdio Maho Film, que produziu trocentas outras histórias de ambientação fantasiosa, como é o caso de I'm the Villainess, So I'm Taming the Final Boss.

Minha Habilidade Única Me Deixa Invencível no Nível 1 está sendo disponibilizado no Brasil pela Crunchyroll, em versão legendada. A plataforma prometeu que em breve os episódios também serão lançados com dublagem.

Liar Liar

Um gênero de história que sempre faz sucesso no meio otaku são os jogos mentais, animes em que os personagens fazem planos e estratégias para antever e subjugar seus adversários apenas com o cérebro. Liar Liar segue exatamente essa proposta, pois o anime se passa em uma escola que ranqueia os alunos de acordo com suas habilidades (alô, Classroom of the Elite). Durante a série vamos acompanhar as disputas entre Hiroto e Sarasa, o novo aluno prodígio e a antiga campeã da escola.

Se assistir ao trailer do anime você verá que não temos nada de tão exuberante assim no quesito animação, mas não é como se isso fosse necessário. Liar Liar se apoia exclusivamente no roteiro e nas interpretações dos atores de voz, então podemos relevar que o estúdio Geek Toys (de Plunderer) não caprichou tanto quanto um Demon Slayer.

Liar Liar está sendo disponibilizado no Brasil pela Crunchyroll, em versão legendada.

TenPuru

Nessa temporada temos também uma comédia romântica de harém. Com o objetivo de não correr riscos de ficar parecido com sua família formada por mulherengos, o jovem Akemitsu Akagami focou 100% de sua vida no trabalho. O plano não deu certo porque ele se apaixonou à primeira vista por uma garota chamada Yuzuki, algo que foi considerado uma perdição para ele. Para fugir dessa sina de ser mais um safado na família Akagami, Akemitsu se enfia em um templo para se tornar monge, sem nem imaginar que lá é um convento com várias garotas belíssimas.

TenPuru (um trocadilho sonoro com a palavra "temple" em inglês) é uma história criada por Kimitake Yoshioka para ser publicada em formato online. A série animada é produzida pelo estúdio Gekkou, responsável pelo anime Minha Mana Apelona da temporada passada, e pelos trailers parece que estamos com uma produção bem competente.

TenPuru está sendo disponibilizado no Brasil pela Crunchyroll, em versão legendada.

The Masterful Cat is Depressed Again Today (Dekiru Neko wa Kyou mo Yuutsu)

Num belo dia Saku resgata um gato preto da rua, mas as coisas não saem como ela imaginava. O Yukichi foi crescendo, crescendo, e se tornou um gato gigante, e agora é o responsável por cuidar do lar, preparando os almoços e também fazendo compras sempre que possível. Yukichi também é quem carrega Saku para a cama depois de uma bebedeira, além de ouvir as reclamações do trabalho e agir como um grande amigo, ainda que seja um gato gigante.

Baseado em um mangá publicado na internet, aqui temos mais uma história cotidiana de humor para adultos se identificarem. A animação (muito bonita para um anime desse gênero) é feita pelo estúdio GoHands, aquele por trás de todos os animes da franquia K, e podemos apostar que o fato de ter um gato gigante fará com que vários trechos deste anime viralizem na internet.

The Masterful Cat is Depressed Again Today está sendo disponibilizado no Brasil pela Crunchyroll, em versão legendada.

Ayakashi Triangle

Em mais uma história envolvendo ninjas e demônios, Ayakashi Triangle apresenta Kazamaki Matsuri cujo trabalho é espantar ayakashis, espíritos malignos. Para ajudar em seu trabalho ele conta com a ajuda de Suzu, sua amiga de infância cujo poder é atrair essas criaturas. Tudo estava bem, até que o protagonista é amaldiçoado e se torna uma garota.

Ayakashi Triangle é mais um caso de anime que tem nome famoso na certidão de nascimento. Kentaro Yabuki, criador de To Love-Ru, é o responsável por esse mangá que já causou bastante no Japão: originalmente era lançado na Shonen Jump, mas por conta do “teor” da história acabou sendo transferido para a revista digital Jump+. Outro ponto importante é que Ayakashi Triangle não é necessariamente uma “estreia”, seus episódios começaram a ser exibidos em janeiro deste ano. No entanto, a produção foi tão conturbada que o negócio foi pausado e só veremos a série inteira agora no meio do ano… pelo menos vamos torcer.

Ayakashi Triangle está sendo disponibilizado no Brasil pela Crunchyroll, em versão legendada. A plataforma também tem lançado os episódios também serão lançados com dublagem.