Mob Psycho, Haikyuu, Attack on Titan, Fruits Basket/Montagem/Reprodução

Mangás e Animes

Lista

15 sugestões de animes para otakus recém-chegados (e onde assisti-los)

Assistiu apenas à Naruto e deseja conhecer mais a cultura otaku? Temos algumas sugestões perfeitas de animes para quem está começando agora!

31.08.2022, às 13H34.

Ser otaku é uma delícia, mas tem seu custo. Para você que está chegando agora nessa febre dos animes, há diversos desenhos animados japoneses fundamentais para entender conversas, referências e conteúdos produzidos pela internet. Pensando nesses novos otakus que não querem ficar de fora do assunto mesmo tendo assistido a apenas um Dragon Ball ou Naruto da vida, preparamos essa lista com 15 animes importantes para melhorar seu currículo de otaku recém-chegado, e até contamos onde você pode assisti-los oficialmente (boa parte tem até dublagem disponível!).

Essa não é uma lista de melhores animes de todos os tempos, até porque algumas produções listadas aqui são mais “importantes” que “boas”. Obras que “furaram a bolha otaku” como Dragon Ball, Sailor Moon, Naruto, Pokémon etc não foram incluídas porque são de conhecimento público, assim como Evangelion, Cowboy Bebop e outras aclamadas também ficaram de fora por não serem portas de entrada tão eficientes.

E, principalmente, vale lembrar que o público alvo aqui são as pessoas que querem começar a acompanhar anime, mas não sabem quais são as séries mais conhecidas e comentadas da comunidade otaku atualmente. Com tudo isso explicado, vamos à lista?

Death Note (2006)

Reprodução

Até hoje Death Note é uma das melhores sugestões para pessoas que desejam entrar de cabeça no universo otaku. A história sobre como Light Yagami utiliza o poder de um caderno da morte para punir criminosos e fugir de um detetive da polícia é até hoje referenciada em memes e presente na lista de melhores animes deste século.

A versão animada da história criada por Tsugumi Ohba e Takeshi Obata tem um ritmo impressionante e uma direção bastante criativa, instigando o espectador a ver vários episódios em sequência para descobrir os desdobramentos da história. A parte final é um pouco caidinha? É sim, não vamos mentir, mas a experiência no geral é muito satisfatória.

Death Note tem 37 episódios e está disponível oficialmente no Brasil na Netflix, HBO Max, Crunchyroll e Pluto TV, com dublagem e legenda.

Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2009)

Divulgação

Se você parar um otaku mais experiente na rua e pedir uma recomendação de anime, muitos lembrarão de Fullmetal Alchemist: Brotherhood. A segunda adaptação animada da obra de Hiromu Arakawa apresenta a jornada dos irmãos Elric em busca de uma cura para um efeito colateral de um ritual proibido. Tentando trazer de volta à vida a falecida mãe, os irmãos Elric realizaram um ritual de transmutação humana que teve um preço alto: Edward Elric perdeu um braço e uma perna enquanto seu irmão Alphonse Elric perdeu todo o corpo, tendo sua alma selada em uma armadura.

Embora haja discussões acaloradas entre os otakus sobre qual série é a melhor, a primeira Fullmetal Alchemist ou a versão Brotherhood, a segunda ganha pontos por trazer a história completa com o final idealizado pela autora. A animação também está mais competente e o anime está com a mesma proporção de tela das produções assistidas hoje em dia (muitos otakus têm preconceito com telas 4:3). Um clássico que merece ser visto.

Fullmetal Alchemist: Brotherhood tem 64 episódios e está disponível oficialmente no Brasil na Crunchyroll, apenas com legenda (a dublagem deve chegar em breve).

Hunter x Hunter (2011)

Divulgação

Um dos mais aclamados expoentes dos animes de lutinha é Hunter x Hunter, a série shonen (destinada ao público adolescente masculino) de 2011 que adaptou os primeiros 32 volumes do mangá de Yoshihiro Togashi. O anime mostra as aventuras de Gon, um garoto que sai em uma jornada para se tornar um Hunter, uma profissão (muito bem paga) de aventureiros. Mas o objetivo do garoto não é conseguir uma estabilidade financeira para sua tia, e sim ir atrás de seu pai Ging, o maior Hunter de todos os tempos. Durante a jornada ele obviamente consegue companheiros e enfrenta adversários poderosos.

Erroneamente chamado de “a desconstrução do shonen”, na verdade Hunter x Hunter é uma série que transforma em shonen tudo o que toca. Em cada arco da história o Togashi pega uma ideia totalmente não atípica para uma história de lutinha (como eleição, competição culinária, leilão etc) e transforma na mais empolgante obra com jogos mentais e poderes criativos. Ao assistir Hunter x Hunter você rapidamente vai entender como esse anime continua sendo muito citado e cultuado mesmo uma década após sua estreia.

Hunter x Hunter (o de 2011) tem 148 episódios e está disponível oficialmente no Brasil na Crunchyroll, apenas com legenda.

Jojo's Bizarre Adventure (2012)

Divulgação

Originalmente, Jojo's Bizarre Adventure era uma obra mais cult no ocidente, por mais que fosse um título muito famoso no Japão desde os anos 1980. A situação mudou quando o estúdio David Production produziu uma nova série animada, adaptando desde a primeira “temporada” da criação de Hirohiko Araki. A história começa na Inglaterra do século XIX, quando a rivalidade entre os adolescentes Jonathan Joestar e Dio Brando leva a um conflito misturando poderes espirituais, vampiros e poses realizadas por homens anormalmente musculosos.

Em cada temporada, ou “parte”, temos um protagonista diferente chamado Jojo que de alguma forma se relaciona aos eventos causados pelo primeiro da linhagem. Para aumentar a variedade da trama, cada fase tem um gênero de história distinto: temos temporada com viagem pelo mundo, temporada com histórias bizarras de uma cidade e agora uma parte ambientada em uma prisão feminina. Jojo’s Bizarre Adventure se tornou um grande meme na comunidade otaku, então é um anime bem obrigatório para entender por que seus amigos estão fazendo poses estranhas nas fotos.

Jojo’s Bizarre Adventure tem até o momento 164 episódios e está disponível oficialmente no Brasil na Crunchyroll (partes 1 a 5, com legenda) e Netflix (partes 1 a 4 e parte 6, com dublagem e legenda).

Sword Art Online (2012)

Divulgação

Um gênero adorado no meio otaku é o de pessoas presas em jogos online, e esse apreço veio principalmente do sucesso de Sword Art Online. Baseado na light novel de Reki Kawahara, aqui acompanhamos Kirito e suas aventuras preso dentro de um jogo em realidade virtual. Lá ele conhece outros jogadores, enfrenta desafios e se aproxima da garota Asuna, com quem cria fortes laços afetivos. Isso é o que dá para falar sem entregar muito do roteiro.

Esse anime se tornou uma franquia gigantesca, com vários animes derivados mostrando outros personagens em outros jogos de gêneros diferentes, como de tiro. Hoje em dia temos outros exemplos, até melhores, de animes ambientados dentro de jogos online, mas Sword Art Online ainda segura esse carinho do público.

Sword Art Online tem 73 episódios e está disponível oficialmente no Brasil na Netflix (legendado) e Crunchyroll (dublado e legendado).

Attack on Titan (2013)

Divulgação

Considerado o Game of Thrones dos otakus (para o bem e para o mal), Attack on Titan é um dos animes mais assistidos e é obra obrigatória para quem quer entrar nesse meio atualmente. A história é ambientada em uma cidade cercada por muros altos por existir uma ameaça externa: titãs comedores de humanos. O protagonista da história é Eren, um jovem cuja mãe foi devorada viva por uma dessas criaturas e agora deseja ingressar no exército especializado em abater esses monstros.

Por trás de uma premissa simples está uma história com muitos desdobramentos militares e políticos, além de dezenas de personagens ambiciosos e dúbios. A cada temporada mais informações sobre os titãs vão sendo reveladas, mostrando que nada era o que aparentava. Talvez agora em 2022 seja o melhor momento para chegar no universo de Attack on Titan, afinal, estamos próximos da estreia da terceira temporada final (é isso mesmo) e dará tempo para você acompanhar o desfecho junto de todo mundo.

Attack on Titan tem 86 episódios até o momento e está disponível oficialmente no Brasil na Crunchyroll, com dublagem e legenda.

Haikyuu!! (2014)

Divulgação

Muitos têm essa visão errada de que animes são apenas histórias com lutas de personagens soltando poderes pelas mão, então Haikyuu!! é sempre uma surpresa por ser um anime de esporte. Aqui o protagonista é Hinata, um garoto baixinho cujo sonho é ser um exímio jogador de vôlei. Ao chegar em uma nova escola, ele encontra antigos rivais e entra no time de vôlei disposto a conquistar o título.

Séries de esporte seguem regras e clichês próprios, e Haikyuu!! é regida por todos eles. Temos aqui exaltação do poder da amizade, do trabalho em grupo e muitas partidas de deixar o coração na boca. Precisamos falar que às vezes os personagens demonstram habilidades quase sobre-humanas, mas estamos aqui pela empolgação das jogadas, não é verdade?

Haikyuu!! tem 85 episódios e está disponível oficialmente no Brasil na Crunchyroll, com dublagem da primeira temporada (a partir de 1º de setembro) e legenda das demais.

Re:ZERO -Starting Life in Another World (2016)

Divulgação

Um dos gêneros mais populares nos últimos anos entre os otakus é o Isekai, histórias sobre pessoas comuns transportadas para outros mundos. Já foram feitas todas as histórias possíveis de isekai, mas Re:ZERO -Starting Life in Another World ainda é um nome forte no gênero.

Aqui acompanhamos as aventuras de Subaru Natsuki, um nem-nem japonês transportado para um mundo de aparência medieval, com elfos, poderes mágicos e dragões. Como fã de histórias Isekai, Subaru achou que ganharia um poder super legal, mas não: seu diferencial é reviver em um “checkpoint” após uma morte, tal qual um personagem de videogame. Com isso temos o grande drama do personagem, pois ele precisa morrer muitas vezes até realizar uma rota perfeita sem levar seus amigos à morte.

Re:Zero tem 50 episódios até o momento e está disponível oficialmente no Brasil na Crunchyroll, com dublagem e legenda.

My Hero Academia (2016)

Divulgação

Em tempos de Universo Cinematográfico da Marvel, era questão de tempo até termos um anime de luta protagonizado por super heróis. My Hero Academia, criação de Kohei Horikoshi, mostra uma sociedade na qual quase todas as pessoas nascem com alguma individualidade especial. O protagonista Izuku Midoriya até sonha em ser herói, mas nasceu sem qualquer poder especial e isso torna seu sonho meio inviável. Felizmente tudo isso muda quando Midoriya descobre o segredo de All Might, o maior herói da atualidade.

Em algum ponto da década passada acreditaram que My Hero Academia seria o novo Naruto, e durante um tempo o anime conseguiu manter um interesse alto do público. No desenrolar da história a coisa deu uma esfriada, mas My Hero Academia é ainda uma boa sugestão para quem quer investir tempo em um anime de lutinha com bons personagens.

My Hero Academia tem 113 episódios até o momento e está disponível oficialmente no Brasil na Crunchyroll, com dublagem e legenda.

Mob Psycho 100 (2016)

Divulgação

Talvez Mob Psycho 100 não seja uma obra muito conhecida como outras dessa lista, mas ela é uma boa oportunidade de se provar algo “diferente”. Criada pelo One (de One-Punch Man), essa história mostra o dia a dia do garoto Mob. Ele é comum e desinteressante, não tem amigos e nem força física, mas é dotado de poderes psíquicos muito fortes potencializados pelo estresse. É sério, existe até um contador de porcentagem de sua raiva no decorrer dos episódios!

São necessários poucos minutos até você se encantar por Mob, e em pouco tempo o espectador é tomado pelas histórias dramáticas do personagem e pela animação deslumbrante desse anime. Se possível, assista a Mob Psycho 100 com dublagem, para poder apreciar com mais atenção as coreografias e lutas impecáveis dessa produção.

Mob Psycho 100 tem 25 episódios até o momento e está disponível oficialmente no Brasil na Crunchyroll, com dublagem e legenda.

Fruits Basket (2019)

Divulgação

Embora as séries de luta sejam as favoritas entre os otakus, não podemos ignorar Fruits Basket como uma sugestão para os novos otakus buscando um momento de calmaria. Baseado no mangá de Natsuki Takaya, a protagonista aqui é Tohru Honda, que perdeu a mãe e foi morar com os Sohma, uma família amaldiçoada no qual cada indivíduo se transforma em um animal do horóscopo chinês ao ser abraçado por alguém do sexo oposto.

Não se deixe enganar por essa sinopse alegre, pois Fruits Basket foi responsável por levar milhares de otakus às lágrimas. A história rapidamente ganha camadas muito fortes de drama, e ao final da produção você quer apenas abraçar todo mundo do elenco e avisá-los que tudo vai ficar bem.

Fruits Basket tem 63 episódios até o momento e está disponível oficialmente no Brasil na Crunchyroll, com dublagem e legenda.

Demon Slayer (2019)

Divulgação

Talvez colocar esse anime nessa lista seja chover no molhado, pois Demon Slayer está a um passo de furar a bolha otaku e se tornar algo conhecido pelo grande público. Mesmo sendo exibido apenas em streaming, a história de Tanjiro Kamado em busca de uma cura para sua irmã, transformada em um demônio após um ataque de um ser perigoso, é um sucesso absoluto, a ponto de se encontrar em grandes capitais adolescentes e crianças usando roupas com os padrões de estampa dos personagens principais.

Mas Demon Slayer não é só um sucesso entre o público adolescente. Os adultos também apreciam a atmosfera soturna, as lutas emocionantes e o excelente trabalho de animação feito pelo estúdio UFOTABLE. Se nunca ouviu falar de Demon Slayer, talvez esse deva ser o seu próximo anime, para entender o que tem mexido com a cabeça dos otakus nos últimos anos.

Demon Slayer tem 44 episódios até o momento e está disponível oficialmente no Brasil na Netflix (temporada 1) e Crunchyroll (temporadas 1 a 3), com dublagem e legenda.

given (2019)

Divulgação

Um dos melhores animes de 2019 foi baseado no mangá boys love de Natsuki Kizu. Como o próprio nome da classificação entrega, Given é um mangá de romance entre dois rapazes, o guitarrista Ritsuka e o adolescente Mafuyu. Este pede para o músico lhe ensinar a tocar a guitarra que carrega consigo, e aí começa uma história de descoberta, romance e de bastante drama porque amamos isso também.

Histórias Boys Love não costumam ganhar tantos animes quanto os fãs gostariam, mas Given é uma produção que não deve em nada a outros com histórias heteronormativas. Inclusive ele pode ser uma boa porta de entrada para o otaku descobrir mais histórias apreciadas por fãs de romances entre rapazes, como Yuri!!! on Ice ou Sk8 The Infinity.

Given tem 11 episódios e está disponível oficialmente no Brasil na Crunchyroll, apenas com legenda. Os também citados Yuri!!! on Ice ou Sk8 The Infinity também fazem parte do catálogo do streaming.

Jujutsu Kaisen (2020)

Divulgação

Para os fãs de Naruto, Jujutsu Kaisen é ainda mais obrigatório. Baseado no mangá de Gege Akutami, o anime conta como o jovem Yuji Itadori engole um dedo amaldiçoado e passa a ser o receptáculo de Sukuna, um demônio perigosíssimo. Como o rapaz consegue controlar essa segunda personalidade, ele se matricula na Escola Jujutsu criada para adolescentes com habilidades sobrenaturais que lidam com maldições. E aí o negócio vira Naruto completamente, com um trio de protagonistas e um “sensei” desbocado.

Falando com bastante sinceridade, Jujutsu Kaisen está longe de ser uma obra prima entre os shonen de lutinha. A história muitas vezes não faz sentido, e as situações criadas por Gege Akutami eventualmente decepcionam quem pensar demais, mas o anime é uma experiência belíssima. Estilo, boa animação, lutas empolgantes, personagens carismáticos… quem precisa de um roteiro bom, não é mesmo?

Jujutsu Kaisen tem 24 episódios até o momento e está disponível oficialmente no Brasil na Crunchyroll, com dublagem e legenda.

Spy x Family (2022)

Reprodução

E encerramos a lista com um dos mais queridos animes de 2022. Se você viu um monte de arte pela internet de uma garotinha de cabelo cor de rosa, saiba que a tal Anya é o bebê que a comunidade otaku quer proteger de todo mal. Spy x Family é baseado no mangá de Tatsuya Endo e conta a história de Twilight, um habilidoso espião com uma difícil missão pela frente: ele precisa formar uma família falsa para uma operação secreta. Ele consegue adotar a garota Anya e se casar com a secretária Yor, mas o espião não faz ideia que a pequena é uma telepata e a esposa é uma assassina de aluguel.

O anime de Spy x Family foi o responsável por unir todas as tribos de otakus nesse ano. Os episódios transitam com maestria pelo humor, pelo slice of life e pelas cenas de ação muito bem coreografadas. E o melhor: agora em outubro chegam mais episódios do anime para a alegria dos otakus.

Spy x Family tem 12 episódios até o momento está disponível oficialmente no Brasil na Crunchyroll, com dublagem e legenda.