Dezembro é aquele momento de reflexão, quando pensamos não só no que fizemos no decorrer do ano como também nas coisas que deixamos de fazer. Foram tantos animes que estrearam em 2022, centenas deles, e é normal que a gente não tenha acompanhado algumas séries ótimas, mas que tiveram o azar de sair quando estávamos focados em outras coisas. Será que não é a hora de dar uma chance a esses animes que deixamos de lado?
A ideia dessa lista não é recomendar animes já muito aclamados como Spy x Family, Bleach ou Chainsaw Man, mas lhe mostrar 9 bons animes deste ano que talvez você tenha ignorado. Aproveite o recesso de final de ano, escolha um anime dessa lista e se divirta com uma ótima história.
Lycoris Recoil
Reprodução
São tantos animes em cada temporada que é normal ir atrás das séries baseadas em mangá ou light novel porque ao menos já sabemos o que esperar delas, mas isso é um pouco injusto com os bons animes de história original como é o caso de Lycoris Recoil. Já na primeira cena temos uma narração exaltando o Japão como um país de segurança máxima, mas isso entra em contraste com as cenas exibindo diversas agentes femininas assassinando possíveis meliantes com requintes de crueldade. O tema de Lycoris Recoil é, entre outras coisas, violência policial.
No universo do anime existe as Lycoris, garotas órfãs convocadas pelo governo para treinamento militar com o objetivo de promover “tolerância zero” contra os bandidos, e a história começa quando Takina, uma das mais eficientes policiais, tem um descontrole emocional e é enviada para trabalhar com Chisato, uma agente Lycoris com uma forma mais pacifista de resolver crimes. Lycoris Recoil é mais uma daquelas séries que coloca como protagonistas uma dupla de policiais com visões bem distintas de mundo, mas aqui temos personagens carismáticas e uma animação deslumbrante. Durante sua exibição a série foi apelidada de “John Wick dos animes”, o que já mostra que a ação tem um destaque muito positivo.
Lycoris Recoil está disponível oficialmente na Crunchyroll, tanto com dublagem em português quanto com legendas.
Bocchi the Rock!
Reprodução
Baseado em um yonkoma (mangá de "tirinhas" com quatro quadrinhos em cada história) criado por Aki Hamaji, Bocchi the Rock foi uma grata surpresa nessa última temporada de 2022. Na trama acompanhamos a vida escolar de Hitori, a "Bocchi-chan", garota de gostos simples que gosta de tocar seu violãozinho no conforto do lar. Seu hobby deixa de ser solitário quando Aki entra na Kessoku Band, grupo de sua colega Nijika, e começa a ensaiar com o objetivo de fazer uma apresentação musical.
Essa sinopse está longe de ser das mais inventivas da indústria de anime e mangá, até por ser muito parecida com um outro sucesso mais antiguinho, K-ON (também inspirado em um mangá yonkoma). Só que Bocchi the Rock tem um belo diferencial: uma animação absurda. Não se sabe o que deram para o pessoal do estúdio Cloverworks (de Spy x Family) almoçar, mas a equipe estave motivada em todos os episódios e entregou uma animação acima do esperado com ângulos inventivos e personagens muito vivas. Além disso, a história foi bem adaptada para um anime, o que torna essa produção obrigatória para não perder sua carteirinha otaku.
Bocchi the Rock está disponível oficialmente na Crunchyroll, com legendas em português.
Ya Boy Kongming!
Reprodução
Se o nome "Ya Boy Kongming!" não te ajuda a lembrar desse anime, talvez citar o nome japonês "Paripi Komei" refresque sua memória. Embora não tenha tido uma exibição em um grande serviço de streaming no Brasil, muita gente por aqui ficou encantada com essa história bastante surreal criada por Yuto Yotsuba que coloca o estrategista militar Zhuge Liang Kongming (personagem do clássico Romance dos Três Reinos, livro de Luo Guanzhong lá no século XIV) sendo transportado para o Japão moderno. No nosso mundo ele conhece Eiko Tsukimi, uma garota com sonho de ser cantora, e decide usar seu conhecimento estratégico para se tornar… o empresário dela.
É genial o quanto esse anime consegue criar paralelos entre guerras chinesas e o mercado da música pop no Japão, é muito divertido perceber que estratégias usadas em guerras podem ser replicadas em um cenário do campo do entretenimento. Embora fãs do romance original tenham mais facilidade para entender o Kongming, e parte das referências da série, o anime se desenvolve de uma forma que qualquer pessoa pode acompanhar e curtir uma história cheia de carisma e energia.
Ya Boy Kongming! infelizmente não está disponível em serviços de streaming do Brasil no momento.
Birdie Wing: Golf Girls' Story
Reprodução
Embora não pareça tão atraente assim a ideia de acompanhar um anime sobre esse esporte em especial, imagine que Birdie Wing é um "Super Onze do golfe com uma pitadinha sáfica". Birdie Wing acompanha a vida da protagonista Eve, uma garota muito talentosa no esporte que utiliza suas habilidades como forma de ganhar dinheiro em apostas. Tudo muda quando Eve conhece Aoi, uma burguesinha também muito talentosa no golfe, e as duas se tornam grandes rivais nos campos esburacados.
Birdie Wing é uma clássica história de competição esportiva, mas acrescenta na mistura umas habilidades superpoderosas de arremessos, uma perigosa máfia, questões familiares e duas protagonistas alimentam muitas fanfics criadas pelos fãs. Além de tudo é um anime original divertido, empolgante e que terá mais episódios agora em 2023, então só melhora.
Birdie Wing está disponível oficialmente na Crunchyroll, com legendas em português.
Dance Dance Danseur
Reprodução
Há um gênero de histórias nos animes muito satisfatório, o de adolescentes descobrindo alegria em alguma atividade artística. Ano passado os amantes dessas tramas tiveram Blue Period e, agora em 2022, foi a vez de nos deliciarmos com Dance Dance Danseur. O protagonista aqui é Junpai Murao, um garoto que desde pequeno se encantou com uma apresentação de balé, mas acabou indo para atividades mais "masculinas" como futebol e lutas. Num belo dia ele percebe que pode realizar seu sonho de ser bailarino e aí começa uma jornada de autodescobrimento e rivalidade com o genial Luo, um garoto com muito talento na dança.
Embora apareça em alguns pontos da trama, o debate sobre masculinidade frágil não é o ponto principal de Dance Dance Danseur. Aqui funciona como em um tradicional anime de esporte no qual o protagonista vai conhecendo rivais, enfrentando adversários e realizando apresentações contra equipes mais habilidosas, mas com uma conflituosa relação de amizade/ódio entre Junpei e Luo. Além disso, o anime oferece belíssimas cenas animadas e apresentações de dança tão empolgantes quanto uma lutinha de Demon Slayer, vale a pena conferir.
Dance Dance Danseur está disponível oficialmente na Crunchyroll, tanto com dublagem em português quanto com legendas.
Romantic Killer
Reprodução
Baseado no mangá homônimo de Wataru Momose, Romantic Killer tenta ser uma anti-comédia romântica ao colocar a protagonista Anzu Hoshino como alguém que não quer um relacionamento. Ela só não esperava que fosse surgir na sua frente um demônio/fada no formato de batata que decidiu transformar sua vida em um simulador de namoro, eliminando distrações como chocolate, gatos e videogames. Teimosa, Hoshino tentará se manter firme, mas a bolinha de queijo do mal usará toda a magia do mundo para o universo conspirar a favor de uma paquera. Conseguirá a garota sobreviver a uma porção de homens gostosos interessados nela?
Como se a premissa já não fosse excelente, Romantic Killer domina o humor como ninguém. Além de contar com uma protagonista muito carismática (as cenas de discussão de Hoshino com o deus cupido são sempre hilárias), o estúdio DOMERICA (de The World Ends With You) conseguiu criar uma animação que soube melhorar o material original, seja com piadas visuais inesperadas ou com uma animação exageradamente bem feita em alguns momentos apenas para fins de risada. É uma ótima série para ver de forma descompromissada.
Romantic Killer está disponível oficialmente na Netflix, tanto com dublagem em português quanto com legendas.
Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury
Reprodução
O lançamento de uma série da franquia Gundam já é naturalmente um evento, mas The Witch from Mercury foi além do que se poderia imaginar. A protagonista da história é Suletta, uma garota sobrevivente de um atentado ocorrido tempos atrás e que agora está se matriculando em uma escola militar. Lá Suletta conhece Miorine, filha de um grande magnata, e acaba convivendo com herdeiros de outras famílias importantes que, de uma forma ou outra, controlam o mundo.
Normalmente Gundam apresenta como tema principal o lado da discussão política a respeito da guerra, mas The Witch from Mercury traz uma nova pauta: críticas ao mundo corporativista. Esse universo é todo controlado pelas empresas, e esse sistema econômico acaba sendo muito cruel e assassino com seus habitantes, afinal não há um Estado para garantir o bem estar mínimo da população. Como se essa abordagem já não fosse muito interessante, The Witch from Mercury também apresenta batalhas excelentes e personagens muito gostáveis, então vale a pena dar uma chance para esse anime.
Esta nova série de Gundam está disponível oficialmente na Crunchyroll, com legendas em português.
Urusei Yatsura
Reprodução
Para a festa de 100 anos de aniversário da editora Shogakukan foi planejado algo melhor que bolo de chocolate e guaraná: um novo anime de Urusei Yatsura, a primeira criação de Rumiko Takahashi (de Ranma ½ e InuYasha). Originalmente lançado no final dos anos 1970, a série é uma das primeiras comédias românticas ao estilo harém, em que o protagonista boy lixo Ataru Moroboshi se apaixona por qualquer mulher que aparece em sua frente. Após uma série de contratempos ele se torna noivo da possessiva Lum, uma alienígena capaz de soltar raios e que fará de tudo para atrapalhar qualquer pulada de cerca de seu “darling”.
O novo anime de Urusei Yatsura não é exatamente um copia e cola da antiga série, e sim uma releitura pegando as histórias mais emblemáticas e adaptando com um timing de humor impecável. Pouco atrapalha o fato do material fonte ser datado ou da própria história se ambientar nos anos 1970, pois o novo Urusei Yatsura é frenético, envolvente e com uma galeria imensa de personagens descompensados e hilários. Ponto para o estúdio de animação David Production, conhecido pelo trabalho em Jojo’s Bizarre Adventure.
Urusei Yatsura infelizmente não está disponível em serviços de streaming do Brasil no momento.
Kotaro Vai Morar Sozinho
Reprodução
Como o (ótimo) título em português já sugere, Kotaro Vai Morar Sozinho revela os desafios de Kotaro, um garoto de quatro anos de idade que se emancipa e vai morar em um prédio japonês daqueles bem simplezinhos, que estamos acostumados a ver em outros animes. Como mudança num geral não é fácil, ele precisa de ajuda para saber onde lavar a roupa, consertar coisas e tomar banho, sendo assim Kotaro conta com a ajuda de vizinhos adultos.
Se você adorou acompanhar uma série agradável como Spy x Family e busca outro anime de adultos cuidando de uma criança fofa, é melhor chegar com calma em Kotaro Vai Morar Sozinho. O anime até tem umas pitadinhas de humor e lições de vida, mas aqui você vai encontrar alguns dramas mais pesados. E, como é de se imaginar, a presença de Kotaro também vai mudar a vida dos adultos ao seu redor, que também têm seus problemas e crises. É uma boa sugestão de anime, mas se prepare com o que pode aparecer.
Kotaro Vai Morar Sozinho está disponível oficialmente na Netflix, tanto com dublagem em português quanto com legendas.