Divulgação

Mangás e Animes

Lista

Antigo é seu passado! 10 animes velhos que são melhores que muita série nova

Recomendamos algumas séries que continuam interessantes mesmo com o passar do tempo

31.05.2023, às 14H02.

Sempre em renovação, o mercado de animes oferece dezenas de animes novos a cada três meses e acaba incentivando o otaku a ir sempre para frente. Além disso, existe um preconceito dos fãs mais novos com assistir a produções mais antiguinhas, ainda mais se elas forem em proporção de tela 4:3 e pintura não digitalizada. Mas para provar que idade é um conceito abstrato para se analisar qualidade, separamos 10 animes velhos que ainda dão um bom caldo e podem ser assistidos hoje em dia.

Só lembrando que o nosso critério para anime velho é ter mais de 10 anos de seu lançamento. Ou seja, os animes que aparecerem aqui e você acha que são recentes por terem sido exibidos “outro dia”, em meados dos anos 2000, sinto informar que eles já são velhos para os jovens de hoje. Vamos à lista!

Detective Conan (1996-)

Divulgação

A história de Detective Conan começa quando o adolescente Shinichi Kudo, um gênio que ajuda a polícia a solucionar crimes, é vítima de um experimento de uma organização. Ao tomar um remédio, seu corpo regride para o de uma criança de 10 anos, e agora ele ajuda (não tão diretamente) o pai de sua amiga de infância Ran que tem uma agência de detetive. E assim começam essas aventuras com mistérios, crimes e crianças pequenas vendo corpos com tiros em poças de sangue.

A franquia Detective Conan é um sucesso no Japão, encantando gerações de fãs de histórias de mistério. Por seu caráter episódico, muitas vezes os casos começam e são concluídos naqueles 20 minutos, então é um anime que você pode começar a qualquer momento. Para quem é fã de histórias de Sherlock Holmes ou dos crimes de Agatha Christie, Detective Conan oferece mistérios intrigantes para você resolver os crimes antes dos personagens.

Embora não dê para acompanhar as histórias mais recentes por meios oficiais, os 123 primeiros episódios da série estão disponíveis na Crunchyroll, com legenda em português. Há também alguns filmes da série disponíveis no HBO Max e no Google Play (com legenda e dublagem), e não é preciso ter assistido à série para curtir os longas. Por fim, a Netflix lançou recentemente duas séries spin-off de Detective Conan, são elas O Dia a Dia de Zero e Hanzawa, o Culpado (com legenda e dublagem em português).

Code Geass (2006-2008)

Divulgação

No futurístico ano de 2017 (risos) o mundo inteiro está sob o comando do Sacro Império Britânnico, mas tudo está prestes a ter uma reviravolta quando o príncipe Lelouch recebe um poder chamado Geass. Além de fazer parte do título do anime, o que confere a ela um poder grande, essa habilidade confere a Lelouch um dom de convencimento único, fazendo com que qualquer pessoa o obedeça.

Embora seja um dos mais recentes dessa lista, precisamos acreditar que Code Geass já é velhinho a ponto de ser considerado um clássico. Um dos méritos do anime é sua abordagem política que se mantém relevante até hoje, promovendo discussões acaloradas entre fãs sobre o que o protagonista Lelouch deveria ou não ter feito com seu poder.

A série de Code Geass está disponível na Crunchyroll com legenda em português. Como se trata de uma versão remasterizada, a imagem está impecável.

Cowboy Bebop (1998)

Divulgação

Graças aos avanços tecnológicos da humanidade, conseguimos ocupar o espaço inteiro. Infelizmente isso acabou levando a um outro problema, pois a criminalidade está sem limites. Como a justiça não consegue dar conta de tantos crimes e roubos, é aplicada novamente a lei do Velho Oeste americano, na qual se coloca uma recompensa pelos criminosos para os cowboys do espaço os capturarem.

É nesse contexto que vamos acompanhar as aventuras dos caçadores de recompensa Spike, Jet, Faye, Ed e Ein, que querem só um dinheirinho pra comer enquanto resolvem suas pendências emocionais da forma mais traumatizante possível. Bem, Cowboy Bebop é considerado um anime obrigatório até hoje, com uma mistura inusitada de música e combates em naves espaciais. Separe um tempinho e prestigie uma das grandes obras dos animes de todos os tempos.

Cowboy Bebop está disponível na Netflix e na Crunchyroll, em ambos serviços de streaming com legendas e dublagem em português (mas cada plataforma tem uma dublagem diferente, embora feita pelos mesmos atores principais). Existe também uma série em live action feita pela Netflix em 2021, mas essa a gente prefere esconder dos fãs.

Hana Yori Dango (1996-1997)

Divulgação

A adolescente Tsukushi Makino é matriculada contra sua vontade em uma escola de elite, afinal seus pais querem o melhor para sua vida, mas ela vira alvo de um grupo de quatro garotos chamados F4. Filhos de grandes milionários japoneses, eles podem fazer o que quiser na escola e praticar bullying com qualquer pessoa, mas Makino tem uma personalidade forte e vai tentar esfregar a cara de cada um desses rapazes no chão do colégio. Claro, isso antes de perceber que está apaixonada.

Se hoje em dia ainda temos pessoas falando que existe apenas anime sobre personagens lutando, imagina em meados dos anos 1990. Por sorte temos obras como Hana Yori Dango que apresentaram o mundo das histórias de romance para muitas pessoas. Aqui temos uma história bem novelesca, com ganchos e amores difíceis de serem concretizados, e a versão animada tem um estilo muito simples, mas ao mesmo tempo poético. Vale a pena assistir mesmo para quem já conhece a história pelos quadrinhos.

Os 51 episódios da série clássica de Hana Yori Dango estão disponíveis na Crunchyroll, com legenda em português. Algumas versões em live action, responsáveis por popularizar a série em meados dos anos 2000, estão disponíveis na Netflix.

Hajime no Ippo (2000-2002)

Divulgação

Protagonizado pelo garoto Ippo, aqui temos uma história de superação através do esporte. Num dia a caminho de casa, Ippo é salvo pelo grande boxeador Mamoru Takamura e o esportista percebe ali um potencial para um grande atleta. Começa então a carreira de Ippo para se tornar um boxeador grandioso.

O meio de anime e mangá é repleto de grandes obras sobre boxe, basta lembrar que um dos títulos mais famosos é Ashita no Joe, e Hajime no Ippo não fica muito longe disso. A série é grande (tanto em influência quanto em tamanho) e continua em publicação no Japão desde 1989 sem parar. Como acompanhar um mangá com mais de 130 volumes é um pouco inviável, ao menos temos o anime de 76 episódios para quebrar um galho.

Para assistir a Hajime no Ippo, basta ir na Netflix que disponibiliza a série com legendas em português.

Neon Genesis Evangelion (1995-1996)

Divulgação

A sinopse de Evangelion é muito conhecida no meio otaku e já deve até ter caído em vestibular, mas aqui está para você que não conhece: o mundo nunca mais foi o mesmo depois do desastre global conhecido como Segundo Impacto, e a sociedade precisou viver em um mundo à beira de ameaças constantes de monstros gigantes chamados Anjos vindos do espaço. Para combatê-los foram criados os Evangelions, robôs pilotados por adolescentes cuidadosamente selecionados. O protagonista da trama é Shinji Ikari, filho do diretor da empresa responsável pelos Evangelions e um poço de inseguranças e traumas. Após finalmente entrar no robô, Shinji passará por sentimentos como luto, amor, rejeição e um final que precisa de vídeo no YouTube para entender.

Ainda hoje Evangelion é um anime obrigatório para quem é otaku. Não se deixe enganar pela proporção de tela quadriculada e pelos truques utilizados para economizar na animação: o anime de mechas com forte abordagem psicológica continua ainda muito moderno e capaz de proporcionar vários sentimentos em quem decidir dar o play nos episódios.

Neon Genesis Evangelion está disponível na Netflix em uma versão remasterizada e com uma dublagem refeita. É também possível assistir ao filme que encerra a história na mesma plataforma. Há também os quatro filmes Rebuild of Evangelion, mas eles estão no catálogo do Prime Vídeo (com legendas e dublagem em português).

Berserk (1997)

Divulgação

Aqui acompanhamos a trajetória de Guts, guerreiro que caça criaturas maléficas. Mas não pense que aqui é a típica história de um homem bombado caçando demônios com uma espada, pois há uma situação mal resolvida com Griffith, o líder do Bando do Falcão que recruta o protagonista para seu grupo.

Criada pelo aclamado Kentaro Miura, Berserk é um dos grandes clássicos dos mangás japoneses. Sua primeira adaptação animada, lançada no final dos anos 1990, é aquele tipo de animação que tenta ser sombria e impactante, mas ainda assim com personalidade e uma boa dose de violência. Foi a responsável por apresentar esse universo incrível a muitos otakus, e mesmo atualmente tem umas ideias que não costumamos ver em animes recentes.

Se antes era preciso dar seus pulos para assistir à primeira adaptação de Berserk para anime, agora está muito mais fácil: a Netflix disponibiliza a série em sua plataforma, com legendas em português. A franquia ainda tem outras duas adaptações animadas, uma série de 2016 que você vai preferir fingir não ter conhecido e uma adaptação em série lançada em 2022, ambas disponíveis na Crunchyroll (e essa última com dublagem em português).

Inuyasha (2000-2004)

Divulgação

Adolescente japonesa do presente, Agome Higurashi viaja no tempo através de um poço antigo e cai no período feudal japonês no qual humanos e youkais (demônios) convivem. Graças a estratégias pra lá de equivocadas agora ela precisa reunir os pedaços da lendária Joia de Quatro Almas, e para realizar essa tarefa ela conta com o rebelde meio-youkai Inuyasha, aprisionado a uma árvore anos atrás por sua ex-namorada, a atual finada sacerdotisa Kikyou.

Já temos uma matéria aqui no Omelete falando os motivos pelos quais você deveria acompanhar InuYasha (leia aqui), mas basicamente é uma ótima série de ação que consegue também aprofundar a relação entre os personagens. Tem muito anime moderno que foca apenas na porrada, quando InuYasha consegue mesclar ainda com elementos de romance, comédia e personagens muito adoráveis.

Há duas formas de assistir Inuyasha em plataformas de streaming: o Prime Video traz a série exatamente como chegou no ocidente, com algumas censuras e qualidade de imagem baixa, já a Netflix contém a versão japonesa fiel, e ainda uma dublagem inédita dos últimos episódios.

Marmalade Boy (1994-1995)

Divulgação

A vida da adolescente japonesa Miki Koishikawa entra em parafuso quando seus pais decidem se divorciar. A situação fica ainda mais complicada quando cada um de seus pais decide se relacionar com outro casal recém-separado, os Matsura. E pior: todos vão morar na mesma casa, proporcionando momentos de puro climão. Mas esse Toma Lá Dá Cá japonês ganha contornos de comédia romântica quando Miki se apaixona pelo filho dos Matsura, o belíssimo Yuu.

Histórias de romance costumam ser negligenciadas por parte dos otakus, mas temos ótimos exemplos de tramas capazes de encantar. Marmalade Boy parte de uma premissa tão absurda que muita gente é fisgada só pela sinopse, e o desenvolvimento vagaroso do romance do casal principal consegue ainda hoje engajar uma torcida pela felicidade da protagonista.

Você consegue assistir a esse novelão em acetato na Crunchyroll, que tem os 76 episódios do anime com legendas em português.

Mobile Suit Gundam 79 (1979-1980)

Divulgação

Estamos no século universal 0079, e testemunhamos uma guerra política entre as colônias do Principado de Zeon e a Federação Terrestre. Para resolverem essa confusão toda, são usados robôs humanoides chamados Mobile Suits que permitem combates ferozes e a venda de muitos bonequinhos no Japão. O protagonista da vez é Amuro Ray, que pilota o robô chamado Gundam que dá nome à franquia milionária.

Gundam é Gundam, um dos animes mais conhecidos no Japão e um dos responsáveis por popularizar essas tramas de mecha com pitadas mais políticas. Embora este seja o anime mais antigo da lista, e por mais que o ritmo possa parecer um pouquinho arrastado, o anime logo mostra a que veio e continua bastante encantador.

Há muitas séries de Gundam disponíveis oficialmente, como a recente The Witch from Mercury (que tem até dublagem em português), mas a primeirona mesmo você pode encontrar na Crunchyroll, em 42 episódios com legendas em português.