(Atenção, essa matéria terá spoilers sobre as séries Naruto e Boruto)
Os fãs de Naruto foram pegos de surpresa com a notícia da morte de Kurama, o poderoso espírito que habitava o corpo do protagonista. A despedida da raposa de nove caudas emocionou os fãs e fez seu nome despontar entre os termos mais comentados das redes sociais.
Mas fã de Naruto é duro como rocha e está acostumado a perdas no elenco da série, então decidimos relembrar algumas mortes que deixaram nossos corações apertados nesse mundo ninja muito cruel. Vamos à lista!
Haku e Zabuza
Naruto/Studio Pierrot/Reprodução
A dor da perda veio cedo para quem acompanhou Naruto. Em uma das primeiras missões dos protagonistas, eles precisam defender o País das Ondas e lá encaram a dupla Haku e Zabuza. A batalha acontece sobre uma ponte com muita névoa e é bastante complicada, até porque Naruto, Sasuke e Sakura ainda estão começando a desenvolver seus poderes. O confronto terminou com um final trágico: os dois antagonistas morreram em uma cena de partir o coração.
O autor Masashi Kishimoto deve ter percebido que os fãs ficaram bem tocados com a morte da dupla, e inventou um truque para trazê-los de volta durante a Guerra Ninja. Ambos foram revividos com um jutsu, mas não ficaram muito tempo de pé e logo voltaram ao pó.
Neji
Naruto/Studio Pierrot/Reprodução
Essa é com certeza uma das mortes que os fãs de Naruto não aceitam até hoje. Neji era um poderoso membro do clã Hyuga e fez parte do convívio dos personagens desde o começo da história. Sua morte veio em meados de Naruto Shippuden, durante a Guerra Ninja: Neji saltou na frente de Naruto e Hinata para impedir que os companheiros fossem atingidos em combate.
A questão é: há um consenso entre os fãs de que Neji poderia ter facilmente se livrado do projétil sem precisar se sacrificar, e muitos dizem que sua morte foi só um artifício do autor para trazer uma carga dramática para a história. Se foi essa a ideia do mangaká, o plano deu certo, pois até hoje todos sentem a falta de Neji e lamentam a decisão de tirá-lo da história.
Jiraiya
Naruto/Studio Pierrot/Reprodução
Jiraiya é um dos mestres de Naruto e é quase como um segundo pai para o ninja loiro. Ele foi responsável por parte do crescimento do protagonista, desbloqueando o seu chacra e ensinando a técnica do pai de Naruto, o Rasengan. E, como era de se esperar, teve uma morte muito trágica, para encher nossos olhos de lágrimas.
Após o salto no tempo que levou a Naruto Shippuden, Jiraiya se infiltrou em uma vila para investigar a Akatsuki, e reencontrou seus antigos pupilos. Em vez de celebrarem todos juntos com uma cervejinha e um lámen, Jiraiya foi encurralado pelos antigos alunos e descobriu que eles são os responsáveis pela fundação da Akatsuki. No fim, Jiraiya escolheu se sacrificar para mandar informações para Naruto e os demais.
Itachi
Naruto/Studio Pierrot/Reprodução
Essa é mais uma prova de que o Masashi Kishimoto estava tentando deliberadamente fazer você chorar. Itachi Uchiha era o irmão do Sasuke e havia um grande mistério sobre os motivos que o levaram a destruir o clã dos Uchiha.
Em vez de uma forte psicopatia, nos foi revelado que Itachi fez tudo aquilo para salvar seu irmão e para impedir um golpe militar. Essa informação sobre as boas intenções de Itachi infelizmente chegou tarde demais, pois o Sasuke só descobriu tudo isso depois que seu irmão já tinha comprado uma passagem só de ida para o outro plano.
Asuma
Naruto/Studio Pierrot/Reprodução
Asuma foi um dos senseis dos ninjas logo no começo da série, e era o responsável pelo time formado por Shikamaru, Ino e Choji. Sua morte veio durante todo o confronto com a Akatsuki, pois ele saiu em uma missão de reconhecimento e acabou esbarrando em Hidan.
O membro da Akatsuki era especialista em maldições e também tinha a habilidade de "transferir" um dano causado em seu corpo para outra pessoa. Hidan se deu um golpe muito forte, sobreviveu por conta de seus poderes e causou um dano irreversível em Asuma. Mais uma morte triste para a lista.
Nagato
Naruto/Studio Pierrot/Reprodução
Nagato era a pessoa por trás da Akatsuki e seu fim veio após uma grande luta contra Naruto. Mas não uma luta cheia de jutsus e golpes rápidos, mas sim um confronto de ideias.
Como se fosse num debate, Nagato e Naruto discutiram sobre visões de mundo e o protagonista o convenceu somente na base do jutsu da oratória, contando todo o seu passado ao som da música da flautinha triste.
Reconhecendo que seus ideiais não eram tão bons assim, e provavelmente emocionado com os dramas pessoais de Naruto, Nagato fez uma boa ação final: ele utilizou toda a sua energia vital para devolver a vida aos que haviam morrido durante o ataque à Vila da Folha, liberando as almas que havia capturado. E esse foi o fim do vilão que causou um monte de maldade só porque queria o bem das pessoas.
Bônus: o lado guerreiro de Hinata
Naruto/Studio Pierrot/Reprodução
Aqui não é bem uma morte, mas foi uma perda muito grande para a série Boruto. Na série original, Hinata se provou uma guerreira poderosa em diversas lutas no decorrer da trama. Porém, quando chegou a nova série focada no filho de Naruto, Hinata deixou seu lado guerreiro de lado e focou em ser uma dona de casa. Sua força atualmente só é mostrada na hora de mandar os filhos tomarem banho ou quando Naruto chega atrasado para o jantar.
Embora tenha sido decisão da personagem querer se dedicar à criação de Boruto e Himawari enquanto Naruto fica assinando papéis o dia inteiro no escritório do Hokage da Vila da Folha, os fãs lamentam até hoje que uma das poucas mulheres lutadoras da série original pendurou as chuteiras.