Jake Gyllenhaal em Acima de Qualquer Suspeita (Reprodução)

Séries e TV

Entrevista

Gyllenhaal sobre Acima de Qualquer Suspeita: "Estamos nas mãos de titãs da TV"

David E. Kelley e J.J. Abrams se juntaram para produzir série do Apple TV+

07.07.2024, às 06H00.

O que faz uma série ser considerada um sucesso? Podem ser os números de audiência. Podem ser os prêmios. Podem ser as discussões a cada semana. E tem dois nomes em Hollywood que conhecem muito bem as fórmulas para manter a discussão viva semana após semana: David E. Kelley e J. J. Abrams, respectivamente as mentes criativas por trás de sucessos como Big Little Lies e Ally McBeal e Lost, Fringe e Alias.

Acima de Qualquer Suspeitaveja só, junta esses dois talentos - e, em conversa exclusiva com o Omelete, o astro da série Jake Gyllenhaal disse que, para ele, Kelley e Abrams estão entre os melhores contadores de histórias da televisão. Quando aceitou o papel principal na produção do Apple TV+, portanto, o que ele queria era aprender com a dupla como criar e moldar uma série.

"Eles realmente sabem como fazer algo muito digno de maratonar, e sabem como criar suspense de uma maneira que poucas pessoas realmente sabem fazer", elogiou o ator, que interpreta o vice-promotor de Chicago, Rusty Sabich, acusado de matar uma colega de serviço.

Jake, que além de protagonizar também assina como produtor-executivo da série, diz que nem ele sabia como o programa ia acabar. Ele lembra que, no começo, os atores só receberam os roteiros dos dois primeiros episódios.

"Eu li tudo de uma vez, e eu fiquei: 'Tá, o que vai acontecer a seguir? Tipo, sério, o que vai acontecer a seguir?'. E isso mesmo tendo familiaridade com a história, pelo filme de 1990 [também chamado Acima de Qualquer Suspeita, estrelado por Harrison Ford]. Então, é como se tivéssemos dois titãs do seu do gênero, da arte, se dedicando a isso, e foi delicioso", comentou ele.

Quem também se derreteu em elogios aos criadores e seu trabalho foi Peter Sarsgaard. "Quando um roteiro novo era enviado, você podia sentir no set. A gente estava filmando e via alguém andando pelo set, meio que olhando para baixo e perguntando 'O que está acontecendo? O que está acontecendo?'. É como se um Deus de algum lugar estivesse simplesmente deixando a coisa cair e a gente se esbaforava para pegar, para ver o que tinha ali, sabe? Ok, talvez não seja Deus, talvez seja mais como o Papai Noel", brincou o ator.

Na série, Peter interpreta Tommy Molto, advogado que antagoniza com Rusty. Foi o próprio Jake, cunhado de Peter (ele é casado com a irmã do ator, Maggie Gyllenhaal) que ligou para ele e contou do papel. "A minha função em um projeto como este foi encontrar o meu ponto de vista, que era bem claro: um colega de trabalho foi assassinado por outro colega de trabalho. E acontece que Rusty é alguém muito bonito, charmoso, a pessoa mais popular do escritório, extremamente bom no trabalho, e eu sinto muita inveja dele... mas vou fazer meu trabalho de qualquer maneira. E, às vezes, esses sentimentos aparecem e eu os afasto. Eu diria, na verdade, que o Tommy Molto nunca mente. Eu sigo o que eu acho que é a coisa mais plausível. E há muitas evidências apontando para o Rusty", relatou.

Uma das pessoas que vai ajudar o promotor a provar sua inocência é a detetive Alana Rodriguez, interpretada por Nana Mensah. A atriz também lembra com carinho do filme estrelado por Harrison Ford, mas disse que achou uma jogada muito inteligente pegar uma obra já conhecida e trazer um novo olhar para o material original - no caso, o livro de 1987, escrito por Scott Turow.

"Estou animada com as atualizações, a forma como as mulheres são apresentadas, até mesmo com a tecnologia, sabe? Tudo é tão diferente de quando essas duas versões vieram à tona... Acho que é bom revisitá-los com uma lente para 2024", completou.

Acima de Qualquer Suspeita está sendo exibida no Apple TV+ , em episódios semanais, sempre às quartas-feiras.