Taika Waititi e Jemaine Clement admitem que foi intimidador refazer Os Bandidos do Tempo, clássico de 1981 de Terry Gilliam, em formato de série para o Apple TV+. Em entrevista ao Omelete, os roteiristas, diretores e astros da produção contaram como foi a adaptação entre as duas mídias.
“Terry é um artista muito inventivo, e isso foi intimidador para nós”, contou Clement. “Acho que levamos para um caminho diferente do seguido por ele, nos seguramos um pouco em termos visuais. As coisas não ficam tão malucas na nossa série quanto ficam no filme dele, mas devo dizer que a nossa ideia para a possível segunda temporada é se aproximar mais disso. Ficaremos mais Gilliam!”.
Apesar da promessa do parceiro criativo, Waititi frisou as diferenças entre uma narrativa cinematográfica e uma narrativa televisiva - afinal, ele já teve bastante experiência em ambas: “Quando você está criando uma série de dez episódios, em oposição a um filme de duas horas, precisa se concentrar em manter as linhas emocionais dos personagens à frente de tudo. Se não, o público perde interesse”.
Por enquanto, a ideia com a primeira temporada de Os Bandidos do Tempo é ressuscitar um tipo de específico de aventura juvenil. “Nós éramos crianças nos anos 80, quando este filme saiu, então foi muito fácil sentir como se estivéssemos voltando no tempo para recriar algo importante”, disse Clement. “Tentamos, e espero que tenhamos conseguido, trazer um pouco da magia daqueles filmes de aventura oitentistas. Não só o próprio Bandidos do Tempo, como também A Princesa Prometida e tantos outros que as pessoas ainda veem hoje em dia”.
Em Os Bandidos do Tempo, o jovem Kevin (Kal El-Tuck) encontra um portal temporal em seu quarto, embarcando em aventuras que o colocam frente a frente com figuras históricas - e outras nem tanto, como a destemida Penelope, interpretada por Lisa Kudrow.
Bandidos do Tempo está em exibição no Apple TV+, com com episódios lançados semanalmente, sempre em dose dupla, às quartas-feiras.