Vindo do sucesso de Velozes & Furiosos 7 (US$ 1,5 bilhão em bilheteria mundial), James Wan foi abordado pela Warner Bros. para integrar o universo cinematográfico da DC. Seu toque de Midas, responsável por criar franquias lucrativas desde 2004, com Jogos Mortais, tinha dois possíveis destinos: Flash, que se beneficiaria do conhecimento adquirido pelo cineasta nas estapafúrdias cenas de ação da franquia de Vin Diesel; ou Aquaman, o herói que por anos foi tratado como piada no universo dos quadrinhos.
Wan escolheu Aquaman. "Amo que as pessoas fazem piada com ele. A expectativa é menor e posso me divertir", justifica o diretor. Sua ideia, revela em entrevista ao Omelete durante a divulgação de Invocação do Mal 2, é criar um universo para o personagem, mantendo a sua assinatura. "Quando você é um artista, quer tirar inspiração de todo o material que existe, mas precisa absorver essas ideias e contar a história que você quer contar", explica Wan, fã confesso de cineastas que "criaram o seu próprio mundo" como James Cameron, Steven Spielberg e Tim Burton.
Mera e Aquaman no traço de Ivan Reis
Sobre o material que servirá de inspiração para a sua visão de Aquaman, o cineasta se diz fã da versão dos Novo 52, nos arcos iniciais escritos por Geoff Johns e desenhados pelo brasileiro Ivan Reis, que mostram um persogem mais humano e, ao mesmo tempo, mais poderoso. Sem entrar em detalhes, Wan conta que sua assinatura no filme será o cuidado com os personagens: "Me importo com aqueles momentos cinematográficos que causam uma reação no público. Nos filmes de terror eles gritam, me Velozes e Furiosos socavam a cadeira e comemoravam. É isso que quero com Aquaman. Quero que você se envolva emocionalmente com os personagens, para quando eles lutarem, conquistarem ou triunfarem em algo, quero que você sinta esse triunfo também. Quando houver uma conquista, seja uma cena emocional ou uma sequência de ação. Quero que você esteja lá com eles. Acho que é isso que fiz em todos os meus filmes. Quero colocar o público nesse mundo que estou criando para os meus personagens".
David Leslie Johnson é o responsável pelo roteiro de Aquaman, que conta com Jason Momoa (Aquaman) e Amber Heard (Mera) no elenco. O filme tem previsão de estreia para 2018.