James Gunn priorizou o filme do Cara-de-Barro sobre outros projetos da DC já anunciados porque o roteiro escrito por Mike Flanagan (A Maldição da Residência Hill) já estava pronto para ser filmado. Em entrevista ao io9, o produtor da DC Studios explicou como o longa ganhou vida na Warner Bros antes de adaptações esperadas, como The Brave and The Bold e Monstro do Pântano.
"Eu não estava planejando fazer um filme do Cara-de-Barro", disse Gunn na conversa. "O Mike [Flanagan] veio, apresentou essa sua ideia maravilhosa e eu disse 'Droga, eu não acredito que você me deixou com vontade de fazer um filme do Cara-de-Barro'."
"Mas ele tinha ainda que escrever o roteiro e quem sabe se isso funcionaria. Aí ele vai e escreve. O primeiro rascunho é incrível. O segundo rascunho é ainda melhor. E aí eu só disse: vamos fazer. Então encontramos um espaço para ele [o filme] porque se há algo de qualidade, nós podemos achar um jeito de fazer acontecer."
A produção fica com Matt Reeves e Lynn Harris. Grande fã do personagem desde os episódios protagonizados pelo vilão em Batman: A Série Animada, o roteirista Mike Flanagan está no projeto desde 2021, quando utilizou suas redes sociais para pedir pela oportunidade de fazer um filme isolado do personagem com uma mistura de terror, suspense e tragédia.
O vilão Cara-de-Barro foi introduzido nos quadrinhos em 1940. Apesar de não ser o vilão mais popular de Batman nas telas, o personagem ganhou destaque na animação Harley Quinn e na recente Comando das Criaturas, ambas do Max.
O longa tem data de estreia prevista para 26 de setembro de 2026.