HQ/Livros

Notícia

Scott Pilgrim e nova série dos X-Men lideram vendas de quadrinhos nos EUA em julho

Mas mercado sofre retração violenta em relação ao ano passado

20.08.2010, às 18H14.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H31

Os dados do site ICV2, baseado nos pedidos à distribuidora Diamond Comics, confirmam: Scott Pilgrim e a nova série dos X-Men conseguiram mexer com os números do mercado de quadrinhos dos EUA em julho. Enquanto o sexto e último volume da saga do baixista da Sex Bob-Omb encabeça a lista de coletâneas e graphic novel com mais de 20 mil pedidos, a nova HQ mutante ultrapassou 140 mil unidades na lista de séries e minisséries.

Scott Pilgrim

X-Men

Mas os números grandiosos para os primeiros lugares escondem o mercado como um todo. De acordo com a ICV2, houve queda violenta em julho: 9% em relação ao mesmo período no ano passado. Projetos como o Batman de Neal Adams, a saga Shadowland e o Superman de J. Michael Straczynski nem chegaram ao top 10.

A preferência foi pelas séries que já vêm fazendo sucesso contínuo, como o Batman de Grant Morrison, os Vingadores reformulados e Brightest Day.

Nas coletâneas e graphic novels, apesar da inserção de um novo volume de Os Mortos-Vivos (que sempre vende bem em coletânea) e coleções de A Noite Mais Densa, Scott Pilgrim domina o top 10 com todos seus 6 volumes. Vale lembrar que os dados da Diamond Comics correspondem quase que só à distribuição para comic shops - e não conta as livrarias e outros pontos de venda onde a série de Bryan Lee O'Malley bombou aproveitando a divulgação do filme.

Nos números gerais do mercado, a Marvel ficou 42,69% das unidades vendidas, contra 35,25% da DC Comics. Em arrecadação, foi 38,66% contra 32,21% respectivamente. A Oni Press, que publica Scott Pilgrim, movimentou-se na fila: chegou a 1% em unidades, e 1,57% em arrecadação.

Confira as 300 séries e as 300 graphic novels ou coletâneas mais pedidas em julho nos EUA.