Uma canção inédita dos The Beatles será lançada ainda este ano, segundo Paul McCartney - e a tecnologia da inteligência artificial foi fundamental para que o músico pudesse finalizar a produção.
O título da canção será "Now and Then", e ela foi largamente composta por John Lennon pouco antes de sua morte, em 1980. Na década seguinte, McCartney recebeu uma fita cassete da viúva do seu ex-colega de banda, Yoko Ono, contendo uma demo da música.
Foi só o uso da inteligência artificial, introduzida a Paul pelo diretor Peter Jackson (que trabalhou com os Beatles sobreviventes no documentário Get Back), que permitiu que a canção fosse finalizada.
"Ele [Jackson] conseguiu extricar a voz de John dessa gravação rudimentar. O cassete tinha só voz e piano, e a inteligência artificial conseguiu separar os dois. Você diz à máquina 'isso aqui é a voz, isso aqui é o piano, e quero que você retire o piano'", relatou o músico à Radio 4.
Caracterizando "Now and Then" como "a canção final dos Beatles", Paul acrescentou: "A voz de John ficou muito pura depois de passar pela inteligência artificial, então pudemos fazer a mixagem como fazemos normalmente. Terminamos isso recentemente, e será lançado no fim do ano".
Na ativa entre 1960 e 1970, os Beatles se tornaram uma das bandas mais bem-sucedidas e cultuadas da história da música. Hits como "Hey Jude", "Help!" e "Come Together" marcaram a trajetória do grupo.
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.