“Axel Foley? Não ouço esse nome há anos...” Chegou a hora de aposentar esse meme. Segundo o The Hollywood Reporter, a sequência da comédia oitentista Um Tira da Pesada está prestes a iniciar as filmagens.
O quarto longa da franquia figura em uma lista de dez longas de grandes estúdios e 13 filmes independentes que estão elegíveis para receber incentivos fiscais do estado da Califórnia. Alguns desses projetos incluem grandes nomes atrelados, como os de Jean-Marc Vallée (Big Little Lies), Aziz Ansari (Master of None) e Kenya Barris (black-ish).
De acordo com a publicação, é previsto que as filmagens de Um Tira da Pesada 4 consiga gerar um valor de US$ 78 milhões em gastos qualificados no estado (como salários mínimos para trabalhadores da Califórnia, além de receita para vendedores locais) ao longo de 58 dias de filmagem, que incluem também uma passagem pela cidade de San Bernardino.
A última notícia que se teve sobre o longa foi em 2020, quando os diretores Bilall Fallah e Adil El Arbi contaram em entrevista que o roteiro estava em andamento. “Ainda estamos envolvidos no projeto, e temos um roteirista agora que tentará escrever o primeiro rascunho, ou o primeiro tratamento, ou pelo menos a história”, contou El Arbi na época.
Um título da Paramount, Um Tira da Pesada teve os direitos para uma sequência vendidos para a Netflix em 2019, época em que Murphy estava surfando na crista da onda da plataforma e atraindo burburinho para o Oscar com o longa-metragem Meu Nome é Dolemite, também da Netflix. No entanto, o acordo prevê que os direitos de propriedade intelectual de toda a franquia permaneça com a Paramount.
Lançado em 1984, Um Tira da Pesada narrava a jornada de um policial de Detroit dando prosseguimento à uma investigação de assassinato em um ambiente completamente diferente do que estava acostumado: Beverly Hills. O primeiro longa e sua sequência imediata foram grandes sucessos, mas o filme de 1994 não foi bem nem de crítica, nem de bilheteria.