O movimento Black Lives Matter vem protestado contra a violência policial e abordagem abusiva de agentes contra cidadãos negros nos Estados Unidos e, após receber grande atenção da mídia, começa a influenciar o retrato da polícia na TV. Enquanto os realities Cops e Live PD foram cancelados depois de anos no ar, Brooklyn Nine-Nine descartou roteiros de quatro de seus episódios de sua oitava temporada para escrever capítulos que abordem melhor o momento do país (via TV Guide).
Segundo Terry Crews, a equipe de roteiristas liderada pelo showrunner Dan Goor ainda não sabe que direção seguir, embora ele não veja isso como algo ruim. “Nós tivemos papos sérios e conversas profundas e esperamos que isso nos leve a fazer algo realmente inovador. Temos uma oportunidade e queremos usá-la da melhor maneira possível”.
Em um de seus episódios anteriores, Brooklyn Nine-Nine chegou a abordar o racismo praticado pela polícia em que Terry, o personagem de Crews, foi alvo da ação abusiva de um outro policial. Na entrevista em que falou sobre a mudança de planos do novo ano, o ator comentou sobre casos parecidos que enfrentou antes da fama. “Policiais de Los Angeles apontavam armas para a minha cara. Isso era antes de eu ser famoso”, disse o astro. “Isso é algo que todo negro já passou e é difícil fazer outras pessoas entenderem”.
Tocar em assuntos mais sérios não é uma novidade para Brooklyn Nine-Nine. Em 2017, o episódio “Moo Moo”, da quarta temporada, abordou problemas raciais e violência policial, enquanto “He Said, She Said”, do sexto ano, falou sobre abuso sexual no ambiente de trabalho.
- As 10 melhores piadas de abertura de Brooklyn Nine-Nine
- Avonts #9: como Brooklyn Nine-Nine equilibra humor e drama
Estrelada por Andy Samberg, Joe Lo Truglio, Dirk Blocker, Stephanie Beatriz, TerryCrews, Melissa Fumero, Andre Braugher, Joel McKinnon Miller, a série mostra o dia a dia da 99ª delegacia de polícia do Brooklyn. A produção foi cancelada anteriormente pela Fox, mas foi salva pela NBC após uma grande campanha dos fãs nas redes sociais.