Hideo Kojima, criador de Metal Gear Solid e Death Stranding, foi às redes sociais neste domingo (3) para elogiar Coringa: Delírio a Dois. O desenvolvedor defendeu ainda que o filme será reavaliado nos próximos anos, depois de implodir na bilheteria e na opinião pública em seu lançamento.
"Nos próximos dez ou 20 anos, a reputação deste filme provavelmente mudará com a permeação de filmes de super-heróis que virão", escreveu Kojima no X, o antigo Twitter. "Talvez demore um tempo para ele se tornar um verdadeiro 'folie à deux'. Mas não há dúvida que todo mundo na sessão amou Joaquin [Phoenix] e [Lady] Gaga neste filme."
Sobre a continuação, o desenvolvedor citou o prólogo animado do filme sobre o Coringa e a sua sombra e escreveu que a questão das múltiplas personalidades é central à produção. "Quem exatamente é Arthur? Esta revelação eventualmente se transforma em uma metaperspectiva", comentou.
"No filme anterior, Coringa, foi realmente o Coringa que cativou o público ao redor do mundo? Ou foi Arthur? Esta questão é constantemente levantada por Lee e mesmo pelas pessoas de Gotham City do filme. Nós vivemos em uma era de produção em massa de heróis da 'justiça poética', em uma batalha entre o bem e o mal. Ultimamente, muitos derivados com foco nos vilões tem sido feitos. Os vilões podem ser super-heróis também? Esta questão, colocada na telona deste filme da DC, seria muito avançada?"
Além de Joaquin Phoenix e Lady Gaga, Coringa: Delírio a Dois também tem Zazie Beetz, Brendan Gleeson, Catherine Keener, Steve Coogan e Ken Leung no elenco. Todd Phillips retorna para a direção e roteiro da sequência, trazendo consigo também o co-roteirista do primeiro Coringa, Scott Silver.
- Coringa: Delírio a Dois | Cena pós-créditos e final explicado
- Batman aparece em Coringa: Delírio a Dois? Entenda
Coringa: Delírio à Dois está em exibição nos cinemas.