Warner Bros./Divulgação

Filmes

Notícia

Batman | Inspiração em quadrinhos de Neal Adams será evidente, diz Matt Reeves

Diretor também cita influência das primeiras aventuras do herói, por Bob Kane e Bill Finger

15.02.2022, às 15H00.
Atualizada em 28.02.2024, ÀS 00H47

O diretor Matt Reeves, responsável por conduzir a mais nova aventura solo do Cavaleiro das Trevas no cinema, falou com o Omelete e outros veículos internacionais sobre os segredos da produção da DC. Segundo o cineasta, será possível sentir em Batman a influência dos quadrinhos setentistas de Neal Adams, bem como homenagens às origens do personagem pelas mãos de Bob Kane e Bill Finger, no fim da década de 1930.

"Quando eu comecei a desenvolver o filme, eu fiz um mergulho em tudo que pude, e Neal Adams foi absolutamente uma inspiração. Esses são quadrinhos incríveis, e tão lindos, também", afirmou Reeves. "Sabe, até quando você volta aos quadrinhos de Bob Kane e Bill Finger, eles começam naquele modo de 'O Maior Detetive do Mundo', e eles são um pouco noir e investem nesse lado, mas havia com certeza um desejo de beber desse tom de thriller dos anos 1970, sujo, quase que paranóico, e os quadrinhos de Neal Adams certamente seguiam essa linha".

Neal Adams protagonizou uma célebre dupla com o roteirista Dennis O'Neil nos quadrinhos do Batman nos anos 1970, começando com a história O Segredo dos Túmulos que Esperavam, publicada em janeiro de 1970 na HQ Detective Comics #395, e Pinte um Quadro do Perigo, publicada em março do mesmo ano na HQ Detective Comics #397. Juntos, os artistas ajudaram a devolver ao Cavaleiro das Trevas um tom sombrio e pé no chão, após os anos de galhofa ligados à série de TV dos anos 1960. Eles foram responsáveis pela criação do vilão Ra's al Ghul, além de reformulações que fizeram do Duas-Caras e do Coringa vilões mais brutais e formidáveis.

Já Kane e Finger foram os criadores do personagem, responsáveis por sua primeira aparição em Detective Comics #27 (1939). Em autobiografia publicada em 1989, Kane relembrou a colaboração de ambos na criação do herói: "Um dia, liguei para Bill e disse: 'Tenho um novo personagem chamado Bat-Man e fiz alguns desenhos brutos que queria que você visse'. Ele veio... e disse: 'Por que não fazer com que ele pareça um morcego, com um capuz, e tire os olhos, deixe lentes que o fazem mais misterioso".

Dirigido por Matt Reeves (Planeta dos Macacos), Batman tem no elenco Pattinson como o Homem-Morcego, Paul Dano (Charada), Zoë Kravitz (Mulher-Gato), Jeffrey Wright (Comissário Gordon), Andy Serkis (Alfred) e Colin Farrell (Pinguim).

A estreia do filme ficou para 3 de março no Brasil, e a pré-venda dos ingressos já começou.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).